Brincando com a Turma da Monica #dicadelivro

Vou contar a vocês um segredo: adoro livros que são paixões à primeira vista. Gosto de “bater os olhos” na prateleira, mirar naquele livro e dar a sorte dele ser melhor do que eu esperava.

E em geral isso acontece com livros de lazer e propostas pedagógicas (brincadeiras e lazer). Tenho alguns relacionados à educação formal na pré-escola, mas os meus favoritos são alguns relacionados ao material musical da Palavra Cantada, projetos encabeçados por Sandra Peres e Paulo Tatit. Quem já me lê há mais tempo sabe que o filhote #aos9 curtia tanto a dupla e seus percussionistas que acreditava (por um tempo) serem pessoas da nossa família.

Enfim. Antes que eu me perca nas lembranças da infância e nas delícias de brincadeiras que mais curtimos, quero referendar a obra “Brincando com a Turma da Monica”, de Ricardo Nastari.

A obra editada e publicada numa parceria da Maurício de Souza Produções e a Editora SENAC, contou com a colaboração da educadora e psicóloga Rosely Sayão, então o foco da obra permeia a qualidade de vida das crianças e seu desenvolvimento através da liberdade para brincar. Comentei algo sobre isso numa postagem no Instagram do @maecomfilhos e espero que muita gente repare, desejando também conhecer esse material.

📚👆🏻Dica de livro, amores! Daquelas obras agradáveis, úteis e simpáticas para carregarmos pra cima e pra baixo. "Brincando com a Turma da Mônica" leva a assinatura de Ricardo Nastari, especialista em educação lúdica e conta com a consultoria educacional da psicóloga Rosely Sayão, além da própria equipe de Maurício de Souza. Publicado numa parceria da Editora Maurício de Souza e Editora Senac, essa obra fala somente de jogos e recreações para crianças, como fazer e criar, com referências planejadas para valorizar a importância do brincar como "elemento essencial para o desenvolvimento" infantil. 😉 Vale muito a pena conhecer! Volto a falar desse material em outras postagens! (Por @TiffanyStica, mãe de #aos9 e #aos4) #maecomfilhos #lazercomfilhos #brincadeiras #brinquedos #infancia #coisasdecriança #turmadamonica #livros #pequenosleitores #desenvolvimentoinfantil #criancas 😉 www.maecomfilhos.blog.br | www.instagram.com/maecomfilhos Cc @mauricioaraujosousa @turmadamonica @editorasenacsp

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

Quem tem filhos conhece a Turma da Mônica. E já percebeu que eles brincam juntos, inventam encrencas, que são puras brincadeiras, colocam a imaginação para funcionar… e brincam, brincam, brincam. Eles se divertem, com o corpo e/ou com a imaginação, brincando o tempo todo e em qualquer lugar. E quem é observador, já percebeu que dificilmente há adultos, pais, avós ou outros, porque brincadeira boa é de crianças com outras crianças“.

Essa é uma das reflexões de início da obra. 💭💭💭 E outras vão muito ao encontro de argumentos e exercícios que nos empenhamos a “trabalhar” nas famílias #maecomfilhos como o fato de que as nossas crianças, com o estilo de vida urbano adotado mesmo em pequenas cidades, estão cercadas de cuidados, regras de convívio e compromissos (agenda) numa proporção de pouco contato com a natureza e os espaços abertos e  públicos. 

Precisamos ensinar a brincar, priorizar o espontâneo e natural, oportunizar espaço físico e simplicidade com companhia da mesma idade, com foco nos mesmos interesses. Esse é um grande presente que podemos dar a nossos filhos! 😉

Abaixo eu coloco algumas fotos e reforço a indicação de leitura. 📚

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *