Acontece de 4 a 6 de agosto a 39ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo

Pense em um cenário lindo sob o sol de inverno? Acho que essa seria a descrição perfeita para uma foto do Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo… Nesta reportagem do ano passado, dá pra entender um pouco do significado da festa:

“A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o “hanami”, de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período.”

A florada das cerejeiras dura apenas alguns dias, então pra celebrá-la a Federação Sakura e Ipê do Brasil promove voluntariamente uma festa linda com apresentações culturais e comidas típicas. Estive no Bosque das Cerejeiras uma semana antes do início da festa, e já estava ficando uma lindeza com as primeiras flores desabrochando.

Como chegar na Festa das Cerejeiras: 

O Parque do Carmo é enorme, o maior da zona leste, o Bosque das Cerejeiras fica em uma área mais central do parque. O portão de acesso mais próximo é o 3, que fica na rua Osvaldo Pucci, mas é possível acessar também através do portão 1, na Av. Afonso de Sampaio e Souza. Uma outra alternativa é o portão de acesso do Planetário, mas neste caso a caminhada é mais longa.

Podendo, evite ir de carro. Sério, estacionar no Parque do Carmo nos dias da festa, é um teste de paciência. De toda forma, caso não possa ir de transporte público, deixarei também algumas dicas abaixo:

De transporte público: 

Uma linha exclusiva foi criada pela SPTrans para levar o público do metrô Itaquera até a Festa das Cerejeiras. É a linha 4050/10 Metrô Itaquera – Pq. do Carmo que sairá da plataforma E do terminal de ônibus.

=> Como a fila para embarque costuma ser grande, segue outras alternativas saindo do mesmo terminal:

  • Linha 3796  Gleba do Pessego. Embarque na Plataforma A e desça no portão 3.
  • Linha 3789-10  Cidade Tiradentes. Embarque na Plataforma A e desça no portão 3.
  • Linha 407H-10 Jd. São Francisco.  Embarque na Plataforma A e desça no portão 3.
  • Linha 3743-10 São Matheus. Embarque na Plataforma C e desça no portão 1.

=> Ônibus com saída de outras localidades e que param em frente ao portão 3 do Parque do Carmo:

  • Linha 3539-10 Metrô Bresser – Cidade Tiradentes.
  • Linha 4008-10 Terminal Vila Carrão – Jd. Cibele.
  • Linha 213C-10 Itaim Paulista – Vila California.

=> Ônibus com saída de outras localidades e que param em frente ao portão 1 do Parque do Carmo:

  • Linha 3027-10  Vila Minerva – Shopping Aricanduva.
  • Linha 4002-10 Terminal Vila Carrão – Guaianazes.
  • Linha 352-A Jd.Helena – Terminal São Matheus

De carro: 

=> Estacionamento do Parque do Carmo:

O acesso ao estacionamento do parque se dá pelo portão 3 na Av. Osvaldo Pucci.  As vagas são gratuitas, mas a fila pra conseguir entrar nesses dias é realmente muiiiiito grande.  Principalmente no sábado e no domingo. Então se precisa ir de carro, a dica é ir na sexta-feira a tarde, ou chegar logo cedo.

=> Estacionamento da Faculdade Paschoal Dantas

Na esquina do Parque do Carmo, funciona uma faculdade que disponibiliza vagas de seu estacionamento particular para os frequentadores do parque. O acesso fica na Av. Afonso de Sampaio e Souza. O estacionamento é pago.

=> Estacionamento do Sesc Itaquera

Essa não é a opção mais obvia, mas foi a minha escolha quando estive na edição de 2015. Não é recomendada para quem estiver com crianças pequenas ou com alguém que tenha alguma dificuldade de locomoção, pois a caminhada é um pouco maior, cerca de uns 30 minutos. Mas tem a vantagem de poder curtir o parque e na volta, ainda tomar um sorvete de iogurte com calda de frutas que é uma das especialidades das cantinas do Sesc.

Mas fica a dica:

  • Estacione nas vagas do Sesc próximo ao portão 1. O estacionamento é pago, mas o valor é único independente da quantidade de horas.
  • Caminhe até o acesso do Planetário Municipal (repare que ali é aonde estacionam os ônibus das caravanas). Confirme com o segurança a trilha que irá te levar até o Bosque das Cerejeiras. É um caminho de terra, a ciclovia que é asfaltada, dará uma volta bem maior.

Espero que as dicas sejam úteis. Aproveite a festa, faça o tradicional piquenique sob as cerejeiras, e quem sabe uma flor caia na sua cabeça. Dizem que dá sorte, mas não vá balançar os galhos ein, tem que ser algo que aconteça naturalmente.

39ª Festa das Cerejeiras
Data: 4, 7 e 7 de agosto de 2016
Horário:
Sexta: 12h às 17h
Sábado e domingo: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera
Entrada: GRATUITA

The following two tabs change content below.

Aline Kelly

Administradora, mãe de três, facilitadora em processos de interação e gestão de conhecimento em projetos de formação cidadã, direitos básicos e empreendedorismo. Em seu blog escreve sobre participação social, práticas sustentáveis e outros pensamentos aleatórios.

Comments

comments

One Reply to “Acontece de 4 a 6 de agosto a 39ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *