Quando o aprendizado vira brincadeira – Bricks for Kidz e metodologia STEM

Algumas semanas atrás o Lucas foi convidado a participar de uma aula no Bricks for Kidz Barra. Lá eles utilizam em sala dois grandes interesses dele: Legos e o inglês. Sim, as aulas são em inglês, mas adaptam de acordo com o grau da criança.

Enquanto as crianças brincavam e aprendiam com Lego, os pais tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o sistema de ensino utilizado, o STEM. A sigla STEM significa: Science (ciência), Tecnology (tecnologia), Engineering (engenharia) e Math (matemática).

As quatro principais características do método são: colaboração, ação, solução de problemas e base em projetos.

Colaboração – A colaboração entre alunos na execução de atividades e busca de soluções de problemas não só melhora o aprendizado, como desenvolve a capacidade de trabalhar com diferentes pessoas. (Uma das maiores dificuldades que as empresas possuem hoje em dia é contratar profissionais não apenas capacitados, mas que conseguem trabalhar como equipe.) A colaboração no método é aplicada também na junção de diferentes disciplinas.

Ação – é fazendo que se aprende. Inúmeros estudos já comprovaram que quando vivenciamos algo aprendemos mais do que somente lendo ou escutando sobre o assunto. Realizando construções em Lego, por exemplo, através de erros e acertos as crianças criam e aprendem.

Solução de problemas – os estudantes recebem desafios e precisam buscar soluções baseados em algumas informações. Junto com ação, desenvolvem criação, curiosidade e desenvolvem a capacidade e até mesmo a auto-estima necessária para solução de problemas ao longo da vida.

Base em projetos – desafios e projetos mantém os estudantes envolvidos e interessados

E como a Bricks for Kidz apresentou tudo isto? O Lucas criou em parceria com outra criança um carrossel com balanço. Eles deveriam fazer de formas diferentes para que o carrossel lançasse o boneco para fora.

Enquanto eles criavam a professora explicou sobre força centrífuga, centrípeta, leis de movimento e energia cinética. Tudo de forma bem leve. Eu não acompanhei a aula, mas Lucas aos poucos foi me contando e até explicando sobre as forças. Aprendeu sem nem perceber.

Eu que me interesso muito sobre o tema educação e alinhar brincadeiras com aprendizado, achei  o método ótimo!

Sobre a Bricks 4 Kidz

No Brasil desde janeiro de 2016, onde tem uma franquia única na cidade do Rio de Janeiro, a Bricks 4 Kidz foi fundada em 2008, na Flórida (EUA), por uma mãe arquiteta que tinha o desejo de criar um programa de ensino que trouxesse conceitos e métodos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) para crianças entre 3 e 13 anos. Está presente em 41 países e 710 localidades no mundo.

A Bricks fo Kidz atua em algumas escolas no Rio, mas também oferece cursos extra curriculares. A Tiffanny escreveu recentemente sobre a colônia de férias que eles estão oferecendo. Para ler clique aqui.

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *