Você sabe o que é torção gástrica?

Atingindo, principalmente, cães de grande porte a torção gástrica é um sério problema que pode levar o animal a óbito em pouco tempo.

Lá em casa, a gente fica de olho no que o Billy come. E não só os alimentos, mas também ficamos atentos para ver se ele está comendo alguma coisa proibida. Mas Billy é um cachorro pequeno, dificilmente vai acontecer com ele aquilo que vimos no filme Marley & Eu. Se você ainda nunca viu esse filme (WHAAAAT?), vou deixar um gostinho para vocês:

Vai rolar um spoiler se você nunca viu, mas no filme, Marley é um labrador que come TUDO. Então, ele sofre de torção gástrica! É muito importante ficar de olho nessas coisas, porque às vezes acabamos achando engraçadinho quando o cachorro come tudo o que vê pela frente, né? 

Um dos motivos principais da torção é se seu cachorro tiver a alimentação errada ou exagerada. Importante destacar que a torção gástrica é fatal na maior parte dos casos que não são rapidamente tratados. Há vários sintomas que o animal dá e que devemos ficar atentos. Esses são os principais sintomas:

  • inquietação;
  • náuseas;
  • ânsia de vômito;
  • problemas para respirar;
  • sensibilidade na barriga;
  • gengiva pálida;
  • aumento do abdômen;
  • saliva saindo para fora da boca.
Cachorros de grande porte são os que mais sofrem da torção gástrica, atenção especial aos amigões! (Foto: unsplash.com/@mitchorr)

É obrigatório levar o cachorro para o veterinário ao verificar esses sintomas. O médico deverá colocar uma sonda pela boca do animal até o estômago, para confirmar se há torção. Obviamente, o ideal é nunca deixar chegar a esse ponto. Então dê o alimento ao cachorro em diversas frações, dê alimentos ricos em fibras, evite ração com taxas altas de fermentação (com muito amido, por exemplo). E evite brincar com o cachorro depois de ele comer, para que ele não pula ou corra. 

(Com informações de Total Alimentos: www.totalalimentos.com.br)

 

The following two tabs change content below.
Sara Martinez, 30 anos, Jornalista, cristã, “mãe” do cachorrinho Billy. Escreve sobre o amor que sente por São Paulo no @pelocentro, onde compartilha dicas da cidade juntamente com sua irmã. Gosta de desenhar palavras coloridas no @fasesinfrases. É maratonista profissional de seriados no Netflix, inscrita em mais canais do que consegue assistir no YouTube e leitora apaixonada. No Twitter e Instagram: @sarafcmartinez.

Latest posts by Sara Martinez (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *