Criando brincadeiras – Labirinto de Lego

Todo ano escrevo algo na Semana Mundial do Brincar, compartilho brincadeiras que fazemos aqui, algumas inventadas até por acidente, no meio de outra brincadeira ou busca de solução para algo.  Foi assim que surgiu a ideia do Labirinto de Lego.

Por que não mesclar brinquedos? Criar uma brincadeira a partir de outra? Filhão sempre foi doido por bolinhas de gude. Ele aprendeu a jogar comigo, mas é tão difícil encontrar espaço para brincar, que já até improvisamos em cima de uma manta minha num dia de chuva.

Um dia vi um kit para criar um labirinto de Lego.  Pensei logo: – Por que não um labirinto com bolinhas de gude? Sugeri para o filhão, mostrei como poderia funcionar. De repente uma brincadeira sugerida, virou uma brincadeira livre, onde ele criou diversos labirintos diferentes, usou bolinhas de tamanhos diversos, enfeitou…

Nós replicamos a brincadeira em um vídeo para mostrar a ideia/brincadeira e os amigos da escola que assistiram pediram para vir criar labirintos de Lego também.

Brincar livre é ótimo, mas no mundo atual dos videogames, da cidade grande, onde tudo demasiadamente acelerado, acho válido também sugerir uma brincadeira. Motivar um pouco outras brincadeiras. Depois é deixar a criança livre para brincar. Com uma pequena motivação ela poderá modificar ou criar outras brincadeiras a partir da sugestão inicial.

E vocês? O que acham? Que brincadeiras já criaram a partir de outras por aí? (Um dia tento listar todos os piques que filhão já inventou ou brincou com os amigos).

Para ler o post do ano passado com outras brincadeiras que criamos caminhando pelas ruas do bairro, clique aqui.

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *