Enny Parejo ensina sobre Vivências musicais para bebês

Esse é um artigo que trago com exclusividade, escrito pela professora Enny Parejo, minha mestra e Doutora em Educação pela PUC de São Paulo, bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984), especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria).

Pode ser que vocês a conheçam das “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (1987), “Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (2007) ou de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas.

O tema nos é muito caro no Atelier Musical Enny Parejo, onde tenho a honra de atuar com a querida Enny.

Vamos aos ensinamentos dela:

Bebês são pequenos seres totalmente preparados para a música!

É um equívoco pensar que as competências musicais do bebê sejam mínimas. Durante nove meses, ele permanece imerso num mundo sonoro muito rico: o útero materno. Seu aparelho auditivo está maduro aos cinco meses de gestação e as pesquisas comprovam as surpreendentes competências musicais do bebê já nesse momento: ouvem os sons orgânicos e aquáticos do meio líquido no qual estão, mas também sons do ambiente externo; percebem frequências, tempo e timbre de forma refinada; reconhecem transposições de tonalidade e andamento, o que significa que sua memória de padrões de organização dos sons é bem desenvolvida com poucos meses de idade.

A voz materna é muito importante para o bebê, ele reage de forma significativa a ela. Os bebês têm excelente memória melódica e conseguem reter melodias convencionais ou pouco convencionais, nesse aspecto, sua performance supera a dos adultos que retêm apenas melodias convencionais de sua experiência, por isso mesmo, na estimulação musical dos pequenos, devemos aproveitar essa janela de oportunidade para incrementar o cardápio musical do bebê explorando músicas e canções de uma grande diversidade de culturas e de diferentes regiões do Brasil. Bebês podem se lembrar de canções, músicas e histórias ouvidas na barriga da mamãe.

O que a música tem a oferecer ao bebê?

A música pode acalmar o bebê

Pesquisas comprovam que o canto materno diminui sensivelmente os níveis de cortisol (hormônio do estresse) na saliva do bebê; o canto materno tem possibilidades terapêuticas. Canto e toque corporal associados, constituem uma poderosa experiência de prazer e tranquilidade para o bebê.

A música ajuda a desenvolver o bebê

Cérebros de bebês e crianças que ouvem música são diferentes; a música propicia a criação de novas sinapses e circuitos neuronais que influirão positivamente em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e no desempenho de muitas atividades ao longo da vida.

A música permite ao bebê comunicar-se com as pessoas e com o mundo

O bebê estará totalmente entregue às interações que teremos com ele em sua tenra infância. A música e as brincadeiras criarão uma cumplicidade afetiva entre o bebê, seus pais, e todas as demais pessoas que fazem parte de seu entorno. O bebê desenvolverá autoestima, autoconfiança e conquistará facilmente seu lugar na vida social.

Gostaram?

Nesta semana eu estarei no Atelier Musical Enny Parejo com Tâmila Freitas e a professora Enny Parejo oferecendo uma degustação dessa experiência de descobrir o valor da música junto com seu pequenino. Para comemorar o Dia das Mães, nós do Atelier Musical Enny Parejo  preparamos uma oficina muito especial e gratuita! Confirme sua participação por Whatsapp ou e-mail: (11) 94167-9001 / enny.parejo@gmail.com.

E claro que é para #maecomfilhos, afinal, acreditamos que as relações são essenciais para o desenvolvimento individual do ser humano – por isso, sempre pensamos e desenvolvemos programações que valorizem o coletivo.

🙂

Serviço:

  • Atelier Musical Enny Parejo
  • Cursos de formação e atualização para professores
  • Musicalização para bebês
  • Iniciação musical infantil
  • Curso de Piano (iniciação)
  • Local das aulas: ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO
  • Praça Rodrigo Chassim, 42 – Jd. São Paulo
  • Próximo ao Metrô Jardim São Paulo – São Paulo

 

 

 

The following two tabs change content below.

Raquel Braga

Raquel Braga é cantora, licenciada em Música pela Faculdade Paulista de Artes, formada em Pedagogia e estudiosa na área da Música e Educação.

Latest posts by Raquel Braga (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *