Desafio do Quadrado do Papel - Matemática ou matemágica

Desafio do quadrado – brincando com matemática

Que tal aproveitar o final de semana chuvoso para brincar com papel para buscar soluções e treinar o olhar e visão? Vocês conhecem o desafio do quadrado no papel?

O solução dele parece até mágica, mas na verdade está mais relacionada a matemática, melhor a geometria e um pouco de visão espacial.

Desafio primeiro vocês e quando conseguirem podem desafiar as crianças. Você consegue cortar um quadrado no meio da folha de papel, fazendo apenas um corte com a tesoura?

Um dica, fica mais fácil visualizar transformando primeiro a folha de papel retangular, num formato quadrado.

No vídeo mostramos os raciocínios e algumas dicas antes de mostrar a solução. Não deixe de apertar o botão de pausa para tentar antes de assistir o vídeo completo! 😉

Conseguiram solucionar? Não é mágica, é matemágica 😉

Se achou fácil, veja um desafio extra no final. Que tal fazer muita matemágica?

O @maecomfilhos é apoiador oficial da Semana Mundial do Brincar 2017. Quer apoiar também? Basta se envolver em ações que permitam a união de pessoas de idades e culturas diferentes do brincar livre e tratado como um fim em si mesmo, sob todas as formas. E, sobretudo, garantir que o brincar tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. A inspiração para 2017 é o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. 

 

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *