Treinando a matemática com LEGO (operações básicas e frações)

Quando as crianças precisam parar em frente ao computador, vídeo game ou televisão para se divertirem, tudo acontece com facilidade, mas sempre que eu os chamo para estudar, as desculpas começam. Talvez não seja a verdade absoluta em todas as casas, mas aqui preciso estar munida de várias ferramentas para entretê-los em quanto estudamos. Parece estranho pra vocês, brincar enquanto se estuda? Por aqui é uma prática que ajuda muito e vou trazer alguns exemplos (com peças de LEGO) para sugerir a vocês.

Do Blog Frugal Fun Boys, Sara, a mãe de cinco meninos e uma princesinha, compartilha arquivos para impressão e ideias bem simples para somar e multiplicar com blocos de LEGO. Através dos materiais dela, já fizemos muitas contas aqui em casa. Basicamente, você tem uma folha (sulfite comum, A4) onde irá imprimir um modelo (plastificando depois) e colocar as crianças para somar. As peças (numa linguagem bem montessoriana) irão servir para que a criança visualize os números a serem somados e os quadrinhos ao lado permitem representar os numerais. Tudo bem simples e lúdico, mas também concreto, palpável.

Se interessou, faça o download aqui*

Outra sugestão muito legal, auxilia a visualizar os números, percebendo-os através de dados e peças de LEGO, assim como treina a escrita e o desenho do próprio numeral. Imprima* e faça a plastificação, como no exemplo acima. Isso permite escrever e apagar usando sempre as canetinhas apropriadas.

Outras ideias, para alunos mais familiarizados com as primeiras contas e conceitos matemáticos, pesquisei (e me encantaram muito) lá no Blog Milk and Cookies, onde Amy, a mãe de um adolescente de 14 anos oferece conteúdos muito explicativos e bem elaborados, nitidamente planejados para a educação feita em casa.

Como ela mesma diz, numa de suas publicações, um quadro de tabuada por parecer chato para decorar, mas muito atraente se ele estiver pontuado por peças de LEGO. As frações tão assustadoras, ficam muito mais nítidas (bem melhor do que fotos de pizza) com peças concretas que as crianças usam para brincar e assim, as contas de adição, subtração e multiplicação. Para começar, porque, garanto, dá para fazer muito mais com os nossos amados bloquinhos.

Por hoje as propostas de aula e dicas são essas. Mas, estou muito animada com o assunto e temos treinado muito aqui em casa. Então, voltarei em outras publicações com o mesmo assunto.

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *