Flexágono – brinquedo de papel para entreter e educar

Como hoje é o Dia da Educação e a Sam é embaixadora da Campanha Todos pela Educação, achei que poderia hoje sugerir um brinquedo de papel muito divertido e que tem um viés educativo, o flexágono.

Quem me conhece sabe que adoro unir educação e brincadeiras e realmente acredito no aprender brincando.

Nós ensinamos no vídeo a fazer um flexágono caleidociclo. Um brinquedo de papel divertidíssimo e que você pode aproveitar para falar sobre triângulos, pirâmides, hexágonos e como a união das formas cria outras. Pode pintar de formas diferentes para ver que formas surgirão.

As crianças podem precisar de ajuda no momento de colar, mas prometo que quando estiver pronto ficarão um bom tempo entretidas.

Aqui até os adultos da família pediram para ficar com os que criamos para o vídeo. Eu tive que registrar a família toda brincando.

 

Abaixo disponibilizo explicações que podem passar para as crianças e o link para download para imprimir as diferentes bases dos flexágonos: para pintar livremente, com personagens do Frozen e símbolos de heróis.

Assista o vídeo para ver como fazer!

E o que é flexágono ou flextangle?
É um brinquedo de papel muito interessante. Você pode gira-lo infinitamente criando desenhos diferentes.

Além da base para colorir e criar o seu próprio caleidociclo, criamos para o canal Fun Toys Brinquedos mais dois especiais. Um de super-heróis com os símbolos do Homem de Ferro, Capitão América, Batman e Superman e outro com Anna, Elsa, Olaf e Kristoff do filme Frozen.

Você pode baixar a base para criar os seus clicando aqui.
O que é um Caleidociclo?
Caleidociclo é um hexágono tridimensional ou 3D, formado por tetraedros. Ele forma uma espécie de anel que pode ser girado infinitamente.

A palavra caleidociclo deriva do grego cali (beleza), eidos (forma) e ciclo (girar até o ponto de origem).

O que é tetraedro?

Tetraedro é uma pirâmide formada por 4 triângulos equiláteros (que possuem todos os lados iguais)

O que são flexágonos ou flextangles?

São brinquedos matemáticos que encantam pela sua simplicidade. Basta papel, tesoura, cola e algo para colorir para construí-los.

Simplificando a explicação, dobramos uma fita de papel de modo que o resultado final é um polígono e que, dobrado corretamente, exibe faces escondidas.

Quem criou e como surgiram?
Os flexágonos foram criados por Arthur H. Stone, um estudante de 23 anos, em 1939. O estudante dobrava pedaços de papael quando formou uma figura que lhe chamou a atenção. Arthur dobrou uma tira de um hexágono e juntou as pontas. Quando uniu os três cantos o hexágono se virou e mostrou um lado oculto. Ele tinha descoberto o tri-hexaflexágono

No dia seguinte, ele conseguiu fazer o hexa-hexa-flexágono que tem seis lados (quatro ocultos). Após mostrar para alguns amigos, toda a escola estava fazendo flexágonos e muitas novas formas foram descobertas.

E vocês? Também se animaram para criar formas? Que desenhos irá formar com o seu caleidociclo?

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Latest posts by Anamaria Mendes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *