Espelho, espelho meu, seu, nosso.

Um dos itens que não pode faltar em casa, aquele que ajuda a dar uma arrumadinha no cabelo, fazer a barba, escolher a roupa, decorar, também auxilia no desenvolvimento dos nossos pequenos. 

Com muito cuidado e acompanhamento o espelho pode ajudar no dia a dia com as crianças.
O espelho ajuda nas descobertas dos pequenos, que desde os primeiros meses, ficam curiosos e aos poucos vão descobrindo seu corpo, reconhecem sua imagem, começam a brincar e por vezes, falar consigo mesmos e além dessa diversão que é olhar os pequenos nessas descobertas, existe o olhar cauteloso de quem buscar alguma síndrome ou atraso no desenvolvimento e o espelho, entra novamente para auxiliar que essa criança, possa aos poucos conhecer um pouco de si e de quem está ao seu lado.

Sente no chão com a criança, proteja ela em seus braços e pernas, evite que ela bata brinquedos e as mãos no espelho, por segurança, sempre esteja junto nesse momento. Mostre para ela suas mãos, dedos, bracinhos, cabeça, faça brincadeiras de imitação, coloque uma música, dancem juntos, peça para ela apontar onde está a cabeça, os pés, a ponta do nariz, sempre observando o próprio reflexo, diga o nome dela, diga o seu nome, ela vai começar a entender a si e o outro, perceber os movimentos dos músculos durante a fala.
Para as crianças maiores, peça para que ela desenhe o que vê no espelho, observe como ela se retrata, como retrata você o que está em volta. Nunca cobre da criança perfeição nas brincadeiras e desenhos, deixe que ela lhe diga o tempo dela, respeite o momento e se possível, fale com o pediatra sobre o desenvolvimento dessas brincadeiras.
A criança que cresce entendendo sobre o próprio corpo, pode crescer mais segura e confiante, entende que é um ser único, incomparável e sempre será ela mesma, num mundo com tantos diferentes.
O espelho na decoração é um coringa, então, bora decorar a casa com espelhos e aproveitar para brincar com os pequenos? 😉

The following two tabs change content below.

Débora Denise

Débora Domingues, 35 anos, aquariana e curiosa. Mãe do João Pedro, 09 anos, sócia da TGB Vidros – Vidraçaria e nas horas de folga, adoro falar sobre construção e decoração.

Latest posts by Débora Denise (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *