Atividades pré-escolares para educar brincando

A fase pré-escolar é uma etapa muito gostosa no desenvolvimento infantil e, quando há disposição dos familiares e responsáveis pela criança para estarem presentes em tempo integral, inúmeras atividades pedagógicas e de arte pode ser realizadas em parceria com o trabalho das creches e/ou escolas.

Permitir aos pequenos uma aproximação com cores, texturas, cheiros e novos formatos é dar-lhes munição para criar e crescer. Quando aptos a manusear pequenos materiais de arte como pompons, papel picado, cola, tesoura, grampos e pinças e blocos, por exemplo, as crianças podem ser apresentadas a um imenso universo de atividades sensoriais que lhes ajudarão a treinar a psicomotricidade, noções de coordenação motora (coordenação motora grossa e a coordenação motora fina) e lateralidade.

Do perfil @acraftyliving um espaço lindo que costumo acompanhar através do Instagram, trago sugestões de atividades coloridas e prazerosas para seus pequenos avançarem nessa etapa de aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É o famoso: aprender brincando!

Coloque cores no seu tabuleiro de assar cupcakes. O fundo pode ser feito com recortes redondos de papel sulfite colorido, indicando à criança qual a cor (do pompom ou bloquinho) deve ser levada até ali. Sugiro, na ausência de pompons, que usem peças de LEGO Duplo. Na ausência de uma pinça de bambu, use um pegador de gelo.

Num sulfite colorido, uma parte de papel craft ou semelhante, trace o caminho interceptado por figurinhas atraentes aos olhos da criança. Tesouras de pontas redondas em mãos e chegou a hora de cortar os tracejados.

Esse eu adoro. Coloque cor (pintando com giz ou tinta guache) um papelão ou qualquer outra base firme o suficiente para a criança segurar e, depois de seco, ofereça a ela grampos de roupa ou clipes largos (como os da foto) para que ela acerte a cor.

Semelhante a essa brincadeira, use grampos para contar, como se a base fosse um Ábaco. De 1 a 10 funciona super bem e eles aprendem brincando!

Na semana que vem, trarei outras dicas! 😘

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *