Significado da Quaresma

É tempo de Quaresma, período de quarenta dias que antecede a principal data da Igreja Católica: a festa da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma começou na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão e de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras.

Jejum e abstinência:

Prática de penitência comum durante a quaresma, o jejum consiste em fazer uma só refeição completa ao dia, já a abstinência consiste em não comer carne durante todo o período da quaresma, ou em dias específicos (quarta-feira de cinzas, sexta-feira da paixão e todas as sextas durante a quaresma). Há também quem opte por outros tipos de abstinência, como não comer chocolate, tomar refrigerantes, fumar, beber bebida alcoólica, ou mesmo abrir mão de costumes inadequados de acordo com o que tenha mais significado pessoal.

O jejum e a abstinência devem estar alinhados à busca do amor ao próximo e a Deus. É uma forma de nos unirmos a Deus na oração e na penitência. Ele também deve ser uma forma de superarmos o ressentimento, as mágoas, e sobretudo cuidarmos do outro que precisa de nós. E foi exatamente essa a mensagem da homilia do Papa Francisco em missa celebrada na última sexta-feira (03/03), na Capela da Casa Santa Marta, que destacou que o verdadeiro jejum, é ajudar os outros.

O Papa citou o Profeta Isaías, quando o Senhor fala aos hipócritas sobre o jejum verdadeiro. Palavras significativas também “para os nossos dias”:

“Não é este o jejum que escolhi: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, e romper todo tipo de sujeição? Não consiste talvez em dividir o pão com o faminto, deixar entrar em casa os pobres, os sem-teto, vestir o que está nu sem transcurar os próprios parentes? Pensemos nestas palavras, pensemos em nosso coração, como nós jejuamos, rezamos, damos esmolas. Nos ajudará também a pensar: o que sente um homem depois de um jantar, que custou 200 euros, por exemplo, e volta para casa, vê um faminto, não olha para ele e continua caminhando? Nos fará bem pensar nisso.”

Recebi de uma prima a imagem abaixo pelo Whatsapp. Claro que não dá para afirmar que as 40 dicas (referência aos dias da quaresma) foram realmente escritas pelo Papa, mas com certeza é uma forma prática de viver em sua plenitude este período. E quem sabe assim, conseguir praticá-los todos os dias <3

Saiba + no Wiki da Canção Nova (link).

 

The following two tabs change content below.

Aline Kelly

Administradora, mãe de três, facilitadora em processos de interação e gestão de conhecimento em projetos de formação cidadã, direitos básicos e empreendedorismo. Em seu blog escreve sobre participação social, práticas sustentáveis e outros pensamentos aleatórios.

Comments

comments

One Reply to “Significado da Quaresma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *