Saúde dos cães: doença hepática

Cada raça de cachorro exige um certo cuidado especial e, inclusive, os vira-latas que muitos dizem “não ter frescuras” também precisam de atenção, viu? É só pensar o seguinte: o cachorro não pediu para ser adotado ou comprado por você, então nada de achar que o seu cão – ou gato, se esse for o seu animal de estimação – sabe se virar sozinho. Fique atento sempre aos sinais que seu filhote te dá.

Por exemplo, você sabia que a doença hepática, que é aquela relacionada aos problemas no fígado, é uma das principais causas de morte em cães? Algumas raças são mais predispostas a ficar doente: Pinscher, o pequenino e, às vezes, bravinho; Labrador Retriever, que quase sempre é o queridinho das crianças; Dobermann, famoso cão de guarda, mas muito dócil se criado com carinho e outras raças como Scottish Terrier, West Highland White Terrier, Cocker Inglês e Americano. Fêmeas e machos podem ter a doença, mas animais entre 4 e 7 anos tem maior possibilidade de ficarem doentes do fígado.

Billy adverte: “Fique de olho aos sinais que o seu amigão te dá!”

O Billy é um lhasa apso, portanto não tem predisposição genética para ter doença hepática, mas mesmo assim, é bom ficar esperto a qualquer alteração de comportamento. Se sentir que seu filhote está com pouca fome, se sentindo mais cansado do que o normal, está perdendo peso de forma desregulada, sente muita sede, está com o coração acelerado ou não tem vontade brincar, leve-o ao veterinário, até porque, como falamos semana passada: prevenir é sempre o melhor remédio. Conhecer seu cachorro e ter acompanhamento médico são duas coisas essenciais para uma vida equilibrada com seu pet 😉

(Com informações de Marcello Machado, médico Veterinário e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos: http://www.totalalimentos.com.br/)

 

The following two tabs change content below.
Sara Martinez, 30 anos, Jornalista, cristã, “mãe” do cachorrinho Billy. Escreve sobre o amor que sente por São Paulo no @pelocentro, onde compartilha dicas da cidade juntamente com sua irmã. Gosta de desenhar palavras coloridas no @fasesinfrases. É maratonista profissional de seriados no Netflix, inscrita em mais canais do que consegue assistir no YouTube e leitora apaixonada. No Twitter e Instagram: @sarafcmartinez.

Latest posts by Sara Martinez (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *