Nova temporada de Zoo da Zu

Há alguns dias tivemos uma manhã do sábado muito especial, acompanhando a a pré-estreia da nova temporada de O Zoo da Zu.

Minha pequena, que é super fã da série do Discovery Kids desde que era só um projeto piloto, aproveitou animada os mimos e atrações que a organização do evento preparou para os pequenos convidados.

Na série, as histórias têm como tema central a zoologia, a ecologia e a amizade, mostrando curiosidades sobre as espécies, seus hábitos e habitats, e a importância da preservação ambiental. E num misto de amizade, família e aventura muitas histórias boas acontecem para ensinar e entreter com cuidado e sutileza.  Tudo acontece no zoológico da família de Zu, que divide o espaço com o irmão Eric (um adolescente aspirante a músico) e a dupla de amigos Nuno e Lila. O trio de crianças criativas e curiosas interage com os adultos tratadores: Tio Passarinho é quem cuida das aves, Tia Mimi é a encarregada dos mamíferos e Sr. Gelado toma conta dos répteis e anfíbios.

A segunda temporada da série, com 26 novos episódios de meia hora, entrou na grade da programação no dia 20 de março, ao meio dia (om reprise às 18h30).

Dirigida por Fernando Gomes (de “Castelo Rá-Tim-Bum”, “X-Tudo” e “Cocoricó”) a nova temporada segue com episódios live-action e traz a novidade de participações especiais: de Matheus e Aisha (de “Masterchef Júnior” e “Cozinha Mágica”), do Coronel Leite (“Desafio em Dose Dupla – Brasil”), da youtuber Gabi Luthai e do ator Jean Paulo (de “Carrossel” e “Muito Fofos”) entre outros. Cada um dos convidados surgirá como amigo ou antagonista, trazendo problemas ou ajudando na solução das tramas. Por exemplo, Jean Paulo é Lipe, primo de Zu e Eric; Gabi faz Tina, uma potencial parceira musical do Eric; Coronel Leite é amigo de longa data do Tio Passarinho; Matheus e Aisha são da turma da escola de Zu, Nuno e Lila.

Pelo que já vimos, a nova temporada continua temática – cada episódio aborda uma espécie ou família de animais que ganha destaque nos enredos embalados por muita música e o já conhecido bordão de Zu: “Sempre em frente e confiante, na patinha do elefante!”.

O zoológico é um ambiente colorido e cheio de vida onde se desenvolvem tramas que têm a zoologia, a ecologia e a amizade como elementos centrais. Curiosidades sobre as espécies, a importância da preservação ambiental e a introdução de conceitos biológicos básicos permeiam as situações vividas pela menina, seu irmão adolescente, os amigos e tratadores do zoológico.

E a gente conferiu com carinho, na telona do cinema, o primeiro episódio inédito, em que o Tio Passarinho ganha um lindo certificado, o primeiro prêmio no grande encontro de tratadores de aves, por ter feito uma pesquisa sobre araras. As meninas acham o certificado um prêmio sem graça demais e decidem fazer um troféu e um piquenique surpresa para o Tio Passarinho se sentir mais apreciado. Na divisão das tarefas, Nuno deve cuidar do troféu feito de argila, mas o deixa secando ao sol perto das araras, sem se dar conta que argila é um grande digestivo para estas aves. Eric é responsável por compor uma canção para celebrar as aves, e decide se disfarçar de Tio Passarinho para “sentir na pele” como é cuidar destes animais. Como se não bastasse tudo isso, Zu e Lila devem fazer tudo igualzinho e concordar em tudo – como ser melhores amigas não era suficiente, elas decidiram ser “irmãs gêmeas”! Tia Mimi e Senhor Gelado ficam com a tarefa de distrair o Tio Passarinho para que a festa seja surpresa, mas ele logo percebe que todo mundo no zoológico está meio estranho. E não é que estão mesmo?

 

Logo depois da sessão de cinema, tivemos a feliz surpresa de conhecer todo o elenco! Foi uma emoção e Manu tomou um susto, acho que para ela os atores saindo da tela foi demais! Morreu de vergonha! E eu caí de amores, pois são todos muito queridos!

Personagens de O ZOO DA ZU:

Bela Fernandes como ZU

Líder nata, responsável e muito determinada, gosta de entoar o lema da família: “Sempre em frente e confiante, na patinha do elefante!”. Com a ajuda dos amigos, Zu (11) vai atrás de informações sobre os animais, reflete e chega a conclusões – nem sempre acertadas, mas muito lógicas na sua mente de criança. Otimista e idealista, sua vontade de cuidar do Zoo é posta à prova quando se depara com os conflitos reais e as dificuldades pelas quais os animais – e seres humanos – eventualmente passam.

Como seus pais estão sempre viajando, salvando espécies animais em perigo, ela mora com a Vovó e com seu irmão Eric e todas as tardes depois da escola vai para o zoológico cuidar de seus queridos animais. Quase todo dia ela fala com os pais pelo tablet, pedindo conselhos e descobrindo as peripécias deles.

Duda Pimenta como LILA

Melhor amiga de Zu e Nuno, Lila (10) é um ano mais jovem que os outros dois. É estudiosa e muito inteligente. Tão inteligente que chegou a “pular” um ano da escola, indo parar na sala de Zu e Nuno. Ou seja, agora ela é a mais nova e a menorzinha da turma e isso faz com que ela se sinta um pouco diferente de todos – mas nada detém seu espírito científico e sua vontade de ajudar os animais e os amigos.

Curiosa, adora aprender sobre os bichos e estar em constante investigação na natureza. Tem um caderninho de anotações e faz coleções diversas: penas de aves que encontra no chão, pedrinhas, folhas de plantas, etc. Luvas, lupa, lanterna, pinça, saquinho coletor estão sempre com ela! Essa pequenina cientista é ponderada e busca sempre explicações racionais para entender o que acontece no mundo e no Zoo.

Erick Ryu Murakami como NUNO

Nuno (11) é o melhor amigo de Zu e Lila, ainda que às vezes se sinta de fora. Vive no mundo da fantasia, populado por videogames, dinossauros e alienígenas. Ingênuo, se assusta com alguns animais. É o típico menino da cidade que reage como se visse cada bicho pela primeira vez. Quando ajuda Zu, sempre vem com alguma ideia fora do comum. Nuno age sem pensar, às vezes ignorando os perigos e riscos de suas ações. E só depois se dá conta que fez algo genial, corajoso ou imprudente.

Bebeto Coregio como ERIC

Eric (17) é o irmão mais velho de Zu. Feliz, avoado e sempre no seu mundinho tranquilo, tem uma grande paixão pela música e, por mais que seja um pouco desafinado pra cantar, sabe compor e tocar violão e ainda não encontrou um instrumento musical que não quisesse dominar. Artista nato, está sempre passeando pelo zoológico, conversando com os animais e se inspirando para compor alguma canção bem maluca, que o torne um grande astro da música e da Internet. Está sempre bolando ou fazendo algum vídeo.

É amoroso, prestativo e em geral está sempre de bom humor. O que o abala é ver alguém triste ou um animal que pareça em apuros. Quando isso acontece, se concentra para ajudar. Tem o sonho de entrar para a História. Seja com a melhor música de todas, com uma poesia incrível, batendo o recorde de comer bananas ou de dias sem tomar banho.

Erica Ribeiro como TIA MIMI

Tia Mimi tem 30 anos e é a tratadora dos mamíferos do Zoológico. Responsável e dedicada, ela é expansiva, acolhedora e sempre está pronta a ajudar, mas não dá respostas facilmente: quer que as crianças aprendam sozinhas.

Intuitiva, sempre descobre o que os outros estão aprontando (“Sinto cheiro de…”). Gosta de cantar e faz aquecimentos vocais engraçados (“mimimimimi”).Tia Mimi tem uma paixão especial pelos animais da África, o continente de seus ancestrais. O vínculo com a cultura africana influencia o modo de se vestir, com lenços coloridos e colares de sementes.

Liéser Touma como TIO PASSARINHO

É o tratador responsável pelas aves. Já tem quase quarenta anos, mas parece um adolescente. Sempre de bem com a vida, é amigo de todos e adora ver as crianças se divertindo. Como um passarinho, preza a liberdade e os prazeres da vida. Despreocupado, tenta não levar as coisas a sério e acha que vão se resolver sozinhas.

O problema é que Tio Passarinho não consegue perceber quando a sua liberdade invade a liberdade alheia. Para ele, as coisas são de todo mundo. E este espírito tão libertário entra em conflito com a personalidade territorialista do Sr. Gelado.

É comilão, está sempre conferindo as novidades da geladeira e vive levando puxões de orelha da Tia Mimi.

Marcelo Góes como SR. GELADO

Senhor Gelado tem 35 anos e é responsável pelos répteis e anfíbios. Misterioso e soturno, à primeira vista é uma figura meio assustadora. Reservado e metódico, passa horas fazendo as cobras dormirem com sua canção especial de ninar. Tem um humor ácido e é competitivo com os outros tratadores.

Mas na verdade, Sr. Gelado é um cara inofensivo. Fiel, honesto, ele adora desafiar as crianças para que elas melhorem sempre.

Elenco:

  • Bela Fernandes – Zu
  • Erick Ryu Murakami – Nuno
  • Duda Pimenta – Lila
  • Bebeto Coregio – Eric
  • Marcelo Góes – Sr. Gelado
  • Erica Ribeiro – Tia Mimi
  • Liéser Touma – Tio Passarinho
  • Mariana Melgaço – Mãe da Zu
  • César Gouvea – Pai da Zu
  • Lucélia Machiavelli – Avó da Zu

O ZOO DA ZU é uma produção da Boutique Filmes para o Discovery Kids, com produção executiva de Tiago Mello e Eduardo Piagge. Pelo Discovery Kids, o projeto foi supervisionado por Michela Giorelli, Adriano Schmid e Melina Manasseh.

Estreia: 20 de março – segunda às sexta, ao meio-dia e às 18h30

Classificação indicativa: livre

 

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Paranaense, Jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela. Mooquense de coração. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *