Na nossa casa, podemos mudar hábitos relacionados ao consumo da água?

Neste último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, por todo o mundo publicou-se o amor a um dos nossos bens mais preciosos, a água. Ela, de preferência, pura, limpa e cristalina, preponderante em nossos organismos e também na concepção de nosso planeta, tão essencial, mas tão mal tratada… Acaba sendo constrangedor quando, como mães, vamos ensinar aos filhos todos os cuidados com que devemos tratar o meio ambiente e ficamos sem palavras para explicar questões simples como porquê a poluição chega de modo tão esmagador sobre nossos rios e mares. Ou ainda, porque a água passa tão desperdiçada em alguns cantos, enquanto em outros chega a ser escassa?!

Pensando nisso, lembrei de um release que recebemos e que nos propunha essa reflexão…

Já parou para pensar na quantidade de água e energia que você consome todos os dias? Na hora do banho, de usar o aspirador ou mesmo no momento de lavar a louça, é muito importante poupar recursos naturais – e ainda dá para economizar dinheiro fazendo isso. Nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça 55% até 2050. Se continuarmos esbanjando, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%¹. Ou seja, precisamos economizar mesmo! O mesmo vale para o consumo de energia. Estima-se que daqui a trinta anos a população passe de sete para mais de nove bilhões de pessoas. Serão necessários quase três planetas Terra para manter o atual estilo de vida da humanidade. Não queremos que isso aconteça, certo?
Por isso, para economizar água, energia e dinheiro, separamos dicas eficientes e que você pode adotar agora mesmo.

1. Não lave mais louça
Não estamos dizendo que você precisa deixar a louça suja na pia para sempre, mas comprar uma lava-louças é a melhor opção. Sabia que para cada copo que sujamos, são necessários mais dois copos de água limpa para lavá-lo? Em quinze minutos de torneira aberta na pia gastam-se em média 90 litros de água3. Na lava-louças, a economia pode chegar a 27 mil litros em um ano, o que vale a 55 caixas d’água de 500 litros! ⁴

2. Peneirando o chuveiro
Uma opção barata e fácil, os arejadores, também chamados de “peneirinhas”, misturam ar à água dando a sensação de maior volume. A eficiência é a mesma, mas os respingos que levam ao desperdício serão menores. E ele pode ser implantado na pia também. A peça custa cerca de R$ 605 e você nem precisa chamar o encanador – basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e chuveiros e pronto.

3. Sem desperdício
Já pensou em reutilizar a água da pia do banheiro na descarga? A pia fica acoplada ao vaso sanitário, e toda a água utilizada nela é direcionada à descarga. Isso proporciona uma economia de até 70% da água usada no banheiro.6

4. “Lavar roupa todo dia”. Só que não
Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso7. Acumule roupas da semana para lavar de uma só vez E, se for possível, reuse aquela blusinha de segunda, que continua limpa, na sexta. Lavar roupas sem necessidade é bobagem!

5. Em modo “stand by
Você sabia que os aparelhos domésticos ficam em stand by e gastam energia mesmo nessa função? Não adianta só desligar os aparelhos no comando, é preciso tirá-los da tomada também. Isso pode acontecer com TVs, computadores, carregadores de celular, equipamento de canal a cabo e etc.

6. Na dança do balde
Enquanto você está encolhido no canto do box esperando a água do chuveiro esquentar, prepare um balde para receber a água fria. Você pode reutilizá-la para lavar as roupas, o quintal, o carro etc. No final do dia, você poupou mais de 8 litros de água!8 Você também pode captar água enquanto toma banho. É só colocar uma bacia sob os seus pés.

7. Aproveitando a piscina ao máximo
Você pode reutilizar a água da piscina de montar para regar os jardins quando não for mais usá-la! Verifique se o nível de cloro não está alto para as plantas, pois isso pode matá-las. Você provavelmente não vai utilizar toda a água de uma piscina de 10 litros, por exemplo, então divida um pouquinho com o seu vizinho e não terá problema nenhum, fazendo com que todos saiam felizes: você, seu bolso, a água e as plantinhas.

Fonte: 1 Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)2 Banco Mundial, agência especializada do Sistema das Nações Unidas³ Guia da Lava Louças: http://www.guiadalavaloucas.com.br4 Laboratório Falcão Bauer5 Preço pesquisado em fevereiro na loja C&C – Casa e Construção6 Sistema da empresa Sloan Valve em matéria para o site ecodesenvolvimento.orghttp://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/sistemas-reutilizam-agua-da-pia-na-descarga-dos7  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=184 8 TheGreenestPost:  http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/equipamento-coleta-agua-do-banho-e-evita-desperdicio/
The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *