16 Livros que recomendamos para sua biblioteca infantil

Livros são uma coisa bonita, vocês não acham?

Livros podem ser grandes ou pequenos, finos ou grossos, assustadores ou maravilhosos, cheirosos ou fedidos (no caso da recente impressão com cheiro forte de tinta ou exemplares antigos que já guardam mofo em seu interior), mas novos ou antigos são todos dignos de interesse e paixão. A verdade é que livros são uma riqueza e essa não é uma afirmação em falso. Pergunte a qualquer apaixonado por livros sobre o quão especial um deles pode ter sido em sua vida. Muito provavelmente você irá se surpreender com a resposta. E a partir do momento que temos esse valor e interesse em nossos hábitos, como não presentear com livros? Já pensaram nisso… Guardar um hábito tão precioso para si, sem revelar as mil facetas que um exemplar pode significar no seu dia a dia, seria quase um pecado.

Intensidades a parte, quem escreve aqui é uma pessoa muito apaixonada por histórias, personagens e livros que permeiam a imaginação infanto-juvenil. Gosto tanto das obras que se dedicam à crianças e adolescentes que, frequentemente, me flagro diante das prateleiras/livrarias cercada por eles, quase nenhum outro adulto. Mas tudo bem. Como mãe, tenho a “desculpa” de ler para me aproximar ainda mais dos meus filhos, o que de fato, é muito verdade. Quando meu primogênito surge encantado por um filme ou seriado, por exemplo, corro para as origens para ler sobre o assunto, analisar o contexto e referenciar ou não o material e, como mãe não deixa de ser uma obrigação minha. Obrigação simpática e prazerosa, diga-se de passagem.

Por sorte, nessa minha jornada pela maternidade, tenho encontrado muitas mães e pais com igual interesse. E não apenas eles, mas também tios e tias de sangue, tios e tias amigos dos pais que nutrem interesse e carinho pela educação dos pequenos sobrinhos postiços, madrinhas e padrinhos, avós e professoras… Tantas pessoas boas e com referências distintas sobre a boa prática da leitura que me permito acreditar que o mundo literário impresso nunca perderá espaço para as novas ferramentas digitais, tão pouco nossas crianças ficarão sem a lição de que lendo damos asas à imaginação.

Sobre os livros, hoje eu gostaria de recomendar títulos que fazem muito sucesso aqui em nossa família e que são opções primorosas para comprar e ter, ali ao alcance das pequenas mãos, na biblioteca de casa. Inclusive, antes de citá-los, aproveito a lembrança de algo que li a partir da editora de educação e literatura da Revista Crescer, Cristiane Rogério. Certa vez ela publicou algo para valorizar o hábito de presentear com livros e fez uma referência muito específica que acho ser válida pra todo mundo. Disse ela:

“Já ouvi tanto de outros colegas apaixonados por livros infantis, falando de si mesmos: -“ai, eu sou aquele chato que em vez de dar brinquedo, dá livro para a criança”. E é isso que eu chamo de um começo ruim. Numa coluna de Rubem Alves, ele citava uma amada professora que o provocou a paixão pela literatura, deixando claro que isso aconteceu por uma razão: ela não dava livros para eles, ou mandava ler. Ela lia para os alunos. Uma paixão só é entendida quando se tem provas dela, ora”.

Se for para presentear com livros, que seja feito com empolgação e sinceridade, a fim de motivar a criança a viajar pela história. Sábio é fazer também como a Sam, minha irmã e idealizadora do blog aqui comigo, que quando presenteia – sempre – com livros, diz: “a Tia só gosta de dar livros, viu! E você vai adorar, o livro é a sua cara!”

Para este post reuni obras de Parr Tod, livros para a primeiro infância. São coloridos, com frases curtas e envolventes. No Livro das famílias, abordam-se assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. Os traços das ilustrações e as cores são fortes, o que aproxima e chama a atenção da criança. No Livro dos sentimentos, Todd Parr fala sobre sentimentos como raiva, medo, ansiedade e alegria, pontuando como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama. Em Tudo Bem ser Diferente, uma simples mensagem, embora muito importante, é ensinada para todas as crianças: todos somos diferentes, e por isso mesmo, únicos. Por fim, na obra Eu te amo, Todd mostra o significado do amor incondicional e da importância das pequenas coisas e laços que podem realizar juntos.

Os livros escritos por Ilan Brenman são opções certas, com certeza. Dentro de uma lista longa de quem vê sua marca registrar-se ao longo dos anos junto a esse público infantil, gosto muito dos títulos  “As princesas soltam pum?” e “O livro secreto das princesas“. No primeiro, uma brincadeira gostosa sobre a liberdade de ser criança. E no segundo, novidades e resgates na vida de Laura, que está vendo os anos passarem e terá uma surpresa ao se reencontrar com o famoso Livro Secreto Das Pricnesas, mudando para sempre seu olhar a respeito dos vilões dos contos de fada.

Modesto Máximo é um xodó particular e meus meninos nunca cansam de reler e falar sobre o livro. William Joyce ganhou o Oscar 2012 pelo curta de animação The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore, baseado na mesma história. A obra, que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, é uma comovente declaração de amor à literatura e a seu poder transformador.

A coleção Pedro fugiu de casa, de Jorge Nóbrega compõe-se de  7 livros numa caixa presente e um mapa ilustrado pelo premiado Eloar Guazzelli. A série traz histórias nas quais o mundo real e a imaginação do menino Pedro misturam-se em um passeio divertido pela cidade do Rio de Janeiro. Cultural e divertido. Esse está entre nossas descobertas recentes!

Pensando nos pequeninos, lembrei da Editora Usborne que oferece em diferentes pontos (livrarias,  lojas de pedagógicos e brinquedos), exemplares coloridos que interagem de maneira inteligente e divertida. As cores irá trabalhar o óbvio, mas ar aves de janelinhas que se abrem ou adesivos que se colam. A criança participa da leitura e só continuamos mediante o seu feedback positivo.  São mais de 60 janelas para abrir, aprender e descobrir.

Com técnica semelhante, Mais de 1000 palavras do dia a dia, ilustradas de uma forma pra lá de engraçada, deixam o aprendizado e a expansão do vocabulário mais fácil e divertido, além de aproximar a criança do universo que ela conhece, que lhe traz familiaridade.

Por fim, hoje ainda incluo nesta lista, quatro opções de Winters Pierre:

É assim que eu sou, abrangendo curiosidades e informações sobre quem somos, nossos corpos, semelhanças e diferenças, de modo simpático e sutil.

Estrelas e planetas, obra em que ainda sentadinho no sofá, toma-se lições sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas diversas e outros planetas. Neste livro há abas com muitas informações sobre o sistema solar, prometendo transformar o leitor num verdadeiro sabe-tudo.

Vulcões é uma obra que segue a mesma linha informativa e ilustrada de forma lindíssima, trazendo orientações sem perder a leveza, possibilitando tratar o mesmo assunto que a criança estuda nas apostilas do quarto ano, por exemplo, para o âmbito doméstico e com muita simpatia.

E como falar de ciência é fácil, porque não agrega-la à geografia e logo ensinar sobre o Polo Norte e o Polo Sul? Em mais uma aula com leitura leve e agradável, as ilustrações e curiosidades surgem ensinando ao pequeno leitor muito mais do que ele poderia esperar. Esta coleção é primorosa!

São essas algumas sugestões e prometo voltar muitas vezes com outros títulos para indicar!

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

One Reply to “16 Livros que recomendamos para sua biblioteca infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *