Parede de lousa: a queridinha da vez

Uma flor, um desenho, um recadinho de amor, um poema, àquele trecho da sua música favorita… Em caso de hóspedes em casa, pode ser o menu do dia ou até a área para doces lembranças ao fim da festa… Basta deixar a imaginação fluir.

Quando você fala em parede de lousa, ela é quase uma unanimidade entre os amantes de decoração. Além de estar muito na moda nestes últimos anos, a parede de lousa, seja ela criada a partir da pintura com tinta específica ou papel contact preto colado sobre a pintura original – sim, existe – pode mudar os ares de sua casa e deixar qualquer ambiente mais despojado e convidativo. Pessoalmente, sou muito fã das paredes de lousa na cozinha, porque me atrai a ideia de anotar receitas, recadinhos, listas de tarelas, lista de compras… Mulheres! – diria meu filho de 9 anos, mas a verdade é que eu adoro listas e organização, então sim, minhas paredes teriam muita serventia nessa área.

Mas, ao contrário de mim, minha irmã (Sam) e algumas amigas adeptas de uma decoração bem colorida e descontraída, utilizam suas paredes de lousa para muitos desenhos e mimos que dizem respeito aos moradores e às visitas que chegam com frequência em suas casas. Ninguém sai ileso de mexer nas caixinhas de gizes coloridos, já que a “mania passa” adiante. Enfim. Receosa pela poeira, eu só não usaria essa opção de decor próximo das camas.

E engana-se quem acha que o uso em ambientes mais íntimos da casa fica limitado. Em um rápido passeio pelo Pinterest (meu nicho de criatividade e referências de decoração), eu e você podemos achar, num piscar de olhos, paredes de lousa nos banheiros, cozinhas, salas, quartos, home office e até garagens. O que não faltam são sugestões e liberdade para criar.

Você quer pintar ou prefere colar?

 

Caso prefira colar, em função da locação de um imóvel ou da praticidade de não precisar lidar com tintas e pincéis, o uso do papel contact preto fosco é a opção ideal, porém você deve ser paciente e cuidar com as bolhas de ar. Assim como quando vamos encapar o caderno dos filhos ou cobrir um pequeno móvel com tecido e cola, por exemplo, não queremos ranhuras pelo caminho. A regra vale para o contact na parede e o ideal é uma espátula de plástico ou um pano seco durante a aplicação. Para recortar com precisão as sobras (deixe-as, para manter o acabamento) use um estilete. Se estiver em dúvida, a ajuda de uma amiga pode ser bem vinda, além da oportunidade de jogar uma conversa fora. Procure as lojas especializadas para economizar comprando um ou mais rolos de 10 metros cada. Aqui no Rio de Janeiro, indico a Caçula, no centro da cidade. Em São Paulo, os Armarinhos Fernando, na 25 de Março e na Mooca.

  • Se a opção for a tinta, uma opção no mercado é a Coralit Fosco na cor Verde Escolar ou Preto, da marca Coral. Aguarde até 20 dias de cura para riscar com o giz e para apagar as primeiras vezes, o ideal é usar um pano úmido até que o filme do esmalte fique polido. A quantidade de demãos que você dará para sua parede depende muito da iluminação que ela recebe e de seu estado anterior. O ideal seriam três a quatro demãos. Mas você é a maior crítica, observe e pondere.

Toda cidade tem sua loja de tintas e cada bairro uma oferta diferente, mas eu costumo ir sempre na Leroy Merlin, onde encontro tudo o que preciso e ainda me inspiro para novos projetos de bricolagem.

Quem pinta paredes não deve esquecer…

1. Fita crepe larga para toda a borda, jornais ou um plástico íntegro para forrar o chão;

2. Bandeja para pintura (todas as lojas especializadas indicam modelos e tamanho. Você pode optar por um “Kit Pintura” com bandeja, rolos, pincel e espátula para mexer a tinta);

3. Rolo de espuma grande e pequeno;

4. Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos e Aguarrás (para diluir a tinta e limpar os pincéis/rolos).

5. E fotos! Tire fotos do antes e depois. Da bagunça também. Provavelmente será uma lembrança bem gostosa e pode virar ferramenta pra um tutorial sobre esse mesmo assunto, em outro “canal”. 😉

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *