Aprender brincando é a proposta do Curumim

Minha vida de #maecomfilhos se divide entre antes e depois que conheci o Curumim, sério, toda nossa rotina foi transformada depois que meus três filhos passaram pelo programa, mas esse é assunto pra outro post. Hoje quero é contar sobre o que é o Curumim, até porque as inscrições para o próximo semestre estão abertas \o/.

Completando 30 anos de existência, o Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em São Paulo. Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, que através de encontros semanais – e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas – visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.

Registro de um momento de partilha de saberes

O programa tem uma metodologia que permite a articulação entre os diversos saberes trazidos pela criança, a partir do contexto em que ela vive, de modo a colaborar com sua formação e desenvolvimento.  A base de tudo isso é a intencionalidade educativa da instituição voltada à promoção dos valores, do conhecimento e da convivência social.

Sua criação, em 1987, é resultado de uma reflexão sobre o papel do Sesc diante de questões sociais, e que, na década de 80, passavam a tomar outra proporção e a interferir, de forma significativa, no universo de inúmeras crianças e adolescentes, principalmente nas grandes cidades.

Na foto, minhas filhas Julia e Clara. Alimentação saudável é um dos eixos abordados no programa

No Curumim a brincadeira é essencial para a formação, pois é com atividades lúdicas que a criança descobre o mundo, aprende a interagir, resolver problemas, superar desafios e desenvolve a imaginação.

O programa é inteiramente gratuito e o período de matrícula acontece sempre no início do ano, nas unidades do Sesc em São Paulo. Os procedimentos para inscrição da(s) criança(s), a disponibilidade de vagas e os horários variam entre as unidades, mas para vocês terem uma ideia de como funciona, na unidade do Sesc que meus filhos participam, as turmas são de Quarta e Sexta e de Terça e Quinta, com horários das 9h as 12h e 13h30 as 16h30.

Confira as unidades que oferecem o programa, e entre em contato com a de sua preferência para obter detalhes:

Capital e Grande São Paulo

Litoral

Interior

The following two tabs change content below.

Aline Kelly

Administradora, mãe de três, facilitadora em processos de interação e gestão de conhecimento em projetos de formação cidadã, direitos básicos e empreendedorismo. Em seu blog escreve sobre participação social, práticas sustentáveis e outros pensamentos aleatórios.

Comments

comments

One Reply to “Aprender brincando é a proposta do Curumim”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *