Bolo de Natal Mais Você

A receita desse bolo de Natal aprendi há muitos anos assistindo ao programa da Ana Maria Braga e foi ensinada pela mãe do apresentador Zeca Camargo. Na ocasião, fiz a receita mais pela diversão, animada por ter assistido as duas naquele episódio. Ambas as senhoras pareciam felizes pela época do ano e trocavam confidências natalinas 🎄e, por acaso, eu tinha um fôrma de pinheiro de natal em casa, cedida por uma amiga que acabara de trazer dos Estados Unidos e ainda não havia usado. Ou seja, estávamos curiosas para experimentar a fôrma e a receita. A massa leve com ingredientes pesados parecia que não funcionaria e o conhaque que a receita pedia me deixou preocupada, mas tudo fluiu perfeitamente e o bolo foi sucesso. Aliás, continua sendo. Já presenteei muitas pessoas com esse pinheiro de Natal saboroso e cheiroso (porque o aroma se espalha pela casa).

Neste ano, antes de devolver a fôrma para Thais, depois de alguns anos (shame on me) eu levei um destes para as professoras da escola dos meus filhos, para que celebrassem esse momento de encerramento das atividades de 2016. Afinal, um afago visual e gustativo é sempre um carinho bom.

Abaixo coloco a receita original (lembrando que, como toda dona de casa com alguns anos de experiência, eu altero um pouco as receitas no decorrer, conforme a necessidade). Meu conselho? Siga sua intuição: se achar que falta isso ou aquilo, acrescente um tantinho, sem medo. Só use o bom senso.

Receita original da mãe do Zeca Camargo

MASSA

225 g de manteiga
225 g de açúcar
4 ovos grandes ou 5 ovos pequenos
225 g de farinha de trigo
1colher (sopa rasa) de canela em pó
1 xícara (chá) de conhaque

RECHEIO

50 g de nozes
50 g de castanha de caju
50 g de castanha do Pará
100 g de figos secos
150 g de uvas-passas (branca e preta)
150 g de frutas cristalizadas
50 g de ameixa sem caroço (ou banana passa)

MODO DE PREPARO

°- Coloque numa tigela 50 g de nozes, 50 g de castanha de caju, 50 g de castanha do Pará, 100 g de figos secos, 150 g de uvas-passas, 150 g de frutas cristalizadas e 50 g de ameixa sem caroço, misture e reserve.
°- Numa batedeira coloque 225 g de manteiga e 225 g de açúcar e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione 4 ovos grandes ou 5 ovos pequenos, um a um. Em seguida acrescente 225 g de farinha de trigo, 1colher (sopa rasa) de canela em pó e 1 xícara (chá) de conhaque e bata bem até formar uma massa homogênea.
°- Desligue a batedeira e adicione à massa a mistura de frutas secas (reservada acima). Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

PASSO A PASSO DAS FOTOS

Alguém com o água na boca? Caso tenham cerejas 🍒 frescas para decorar, depois de lavá-las, ainda com os cabos, sequem bem e disponham na decoração sobre o açúcar de confeiteiro juntamente com o figo turco, o damasco e a canela em rama. A decoração ficará mais colorida e dará mais vida ao arranjo todo. Sobre a canela, para quem não está acostumado a ver os pauzinhos em rama grande, as casas especializadas em cereais sempre vendem, assim como mercados municipais. São ótimas para artesanatos também.

Pessoal, última observação, se vocês forem embalar com fita para presente, recomendo desenformar em cima de um plástico celofane grande (como na foto) porque permitirá que fechem e protejam o alimento, tanto pela higiene quanto pela decoração.

Boas festas! 🎄🎁

 

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *