A importância do Zinco na saúde das crianças

A alimentação das crianças está entre as principais preocupações dos pais quando o assunto é a saúde dos pequenos. Por isso, equilibrar as refeições e manter as quantidades adequadas de vitaminas e nutrientes é muito importante para manter as crianças saudáveis, e o zinco desempenha um papel essencial nesse processo.

Mais de 300 enzimas do corpo humano dependem do zinco para funcionar adequadamente. O mineral é essencial para muitas funções do organismo, entre elas, ajuda na cicatrização de lesões na pele, digestão e interfere na produção de hormônios como o do crescimento, corticoesteroides, insulina, sexuais entre outros, também previne a perda de cabelo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Por outro lado, a ausência ou baixo consumo de alimentos com zinco pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das crianças e causar alterações na língua que prejudicam o paladar, levando àfalta de apetite e à redução do olfato e do paladar.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas das maiores causas de morte infantil no mundo são diarreia, que ainda responde por 18% das mortes entre crianças no mundo, pesquisas recentes mostram que o suplemento de zinco pode reduzir a incidência e a gravidade da diarreia e das doenças respiratórias.

Como o organismo não produz zinco, é preciso acrescentar na dieta alimentos com o mineral, presente em maiores quantidades em farinha de trigo integral, nozes, carnes bovinas, peixes, aves, frutos do mar, entre outros.

Principais alimentos

– Ostras

– Peixes

– Carne bovina

– Fígado

– Frango

– Nozes

– Feijão

– Espinafre

– Abóbora

– Cogumelos brancos

– Sementes e flocos de aveias

 

(Com informações da Redoxitos)

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Paranaense, Jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela. Mooquense de coração. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *