The Art Of The Brick expande o potencial criativo da LEGO

A exposição The Art Of The Brick, assinada por Nathan Sawaya, em cartaz desde 17 de novembro, no Museu Histórico do Rio de Janeiro, convida adultos e crianças a ampliarem suas percepções sobre as potencialidades das peças de LEGO e sobretudo de uma MENTE CRIATIVA. Dito isso, tenham certeza de que eu e meus filhos adoramos a exposição e voltaremos antes que ela acabe.

Um imenso público já visitou e inundou as redes sociais com fotos e vídeos dessa exposição que tem percorrido diversos países do mundo e, aqui no Brasil, passou por São Paulo antes de chegar em terras cariocas, mas ainda que você tenha visto fotos, o olhar de espectador diante das esculturas do nova-iorquino Nathan, amplifica sua imaginação. Contextualizando situações comuns vivenciadas ao longo dos anos, Nathan projeta em algumas esculturas um apanhado de sentimentos e alcança êxito nos fazendo refletir sobre ansiedade, expectativas, sonhos, perdas e pesares assim,  diante de blocos de montar feitos em plástico colorido. É a “magia” de um artista, disse-me o meu filho Caio, que ainda novinho, #aos8, compreendeu que o brinquedo é só instrumento, e “àquele cara tinha algo a dizer”.

E tem muito a dizer. Mas afora as cenas impactantes e as placas indicativas sobre cada escultura e sua intenção de ser, o destaque da exposição fica por conta da incrível habilidade que esse ser humano possui para o encaixe e a visualização do todo. Fiquei realmente encantada e os meninos igualmente. E não apenas nós já que visitamos a exposição na companhia de dois casais de amigos com os filhos em idade entre 1 e 11 anos. A pequenina dormiu e se encantou apenas pelos blocos de LEGO Duplo ao final da exposição, após o quiosque de caros suveniers. Já os maiores corriam (embora devessem só caminhar) observando, relatando aos pais e fazendo fotos do que servirá de inspiração para as muitas horas de criatividade com LEGO em casa. Foram ao ápice com quantidades inesperadas de blocos e toda a genialidade do artista. Falavam em mais de 20 mil blocos de LEGO…

E como diria uma frase indicativa entre os corredores desta exposição, somos todos artistas. Então, por que não? Por que não criar e recriar suas memórias, lugares e personagens favoritos? Por que não pintar, desenhar, se sujar e divertir fazendo arte? Não tem argila, gesso ou mármore, crie com massinha de modelar ou peças de LEGO, mas o faça, dando asas à imaginação. Essa é uma das mensagens desta exposição.

A outra, eu diria que está em encontrar-se e correr atrás de seus sonhos, por mais tolos ou fora dos padrões que eles possam ser.

E como vocês sabem que tenho artistas em casa, acompanhem a sequência de fotos e interpretações dramáticas protagonizadas pelo @guri_feliz na companhia de sua amiga @LalaBordeguini (filha da @carolinetconceicao mãe colaboradora do coletivo #maecomfilhos) e o amigo @fernandouchima, outro fã de drama e LEGO.

img_8012 img_8013

img_8019

Mãe com filhos The Art Of The brick img_8020 img_8021 img_8022 img_8023 img_8024 img_8025

A exposição foi criada em 2007 e continuará viajando o mundo, já tendo sido vista por mais de 10 milhões de pessoas. Imagem só… dez milhões de pessoas puderam curtir e se impressionar com as 83 peças dispostas ao longo de salas e corredores.

Uma das obras foi feita especialmente para o público brasileiro: um quadro que mostra um retrato de Pelé e seu xodó, a bola de futebol.

E além disso, os visitantes também podem conferir objetos do cotidiano e imagens de ídolos do artista, como Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Bob Dylan, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura deste ano.

Aproveitem!

SERVIÇO:
The art of the brick
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Mal. Âncora, s/n – Centro do Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 20 inteira e R$10 estudantes / crianças. De terça a domingo, a partir das 10h
Compre seu ingresso (para visita de 1hora de duração) antecipadamente, mais prático e seguro.

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *