ABCD Encantado da Infância

A Aliança pela Infância realiza no dia 25 de outubro, terça-feria, o primeiro encontro da Série Inspirações para debater o “ABCD Encantado da Infância”. O evento, que marca os 15 anos da Aliança no Brasil, irá trazer reflexões e contribuições sobre Aprender, Brincar, Comer e Dormir, alicerces para o desenvolvimento das crianças.

A Aliança é um movimento pelo respeito à essência da criança que busca inspirar e oferecer experiências que possibilitem reencantar os adultos sobre atos cotidianos da infância. O encontro contará com a participação dos seguintes debatedores: Paula Saretta, Giovana Barbosa de Souza, Vanessa Acras e Derblai Sebben.A psicóloga Paula Saretta irá falar sobre o Aprender. Doutora em Educação pela Unicamp, mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas e aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP, Paula atua como formadora de professores e consultora em Educação e Psicologia. É fundadora do site/blog Ouvindo Crianças e coordenadora pedagógica do espaço de brincar Mamusca.
Giovana Barbosa de Souza, conselheira da Aliança pela Infância, irá tratar do Brincar. Relações Públicas graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Giovana atua na Aliança pela Infância desde 2003 e também é membro do Conselho Internacional da Alliance for Childhood. Fez parte do Grupo Gestor da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), de 2009 a 2013, e é uma das seis brasileiras indicadas como Global Leaders pelo Fórum Mundial sobre Cuidados e Educação Precoce.
O Comer será representado pela nutricionista Vanessa Acras, especialista em nutrição clínica pediátrica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Vanessa trabalha há cinco anos no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), em São Paulo, realizando trabalho de campo em comunidades em situação de vulnerabilidade social e atuando na formação de equipes de saúde da família e centros de educação infantil.
O médico antroposófico Derblai Sebben irá trazer reflexões sobre o Dormir. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, estudou Ritmos Biológicos na Universidade de São Paulo e Medicina do Sono na Universidade Federal de São Paulo. Pesquisa a qualidade do sono em crianças e adolescentes.
O evento conta com parceria do Instituto Mahle e tem apoio do Sesc.
Sobre a Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. A organização atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas interessadas e com a sociedade civil organizada.
Há sete anos, promove no Brasil a Semana Mundial do Brincar, realizada sempre na última semana do mês de maio com o objetivo de difundir a importância do brincar. A Aliança articula parcerias, pauta discussões e atividades e oferece estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas para que elas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.

O encontro acontece no Sesc Santo Amaro, das 13h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail com nome, RG, organização e telefone para comunicacao@aliancapelainfancia.org.br e alianca@aliancapelainfancia.org.br. As vagas são limitadas.

  • Série Inspirações – O ABCD Encantado da Infância
  • Data: 25 de outubro (terça-feira)
  • Horário: das 13h30 às 18h
  • Local: Sesc Santo Amaro (R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo)
The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *