Dica de livro: O artista que pintou um cavalo azul

E como dica de leitura, já que a semana está só começando, que tal “O artista que pintou um cavalo azul”?! A obra é simples e curta, estimula a conversa sobre as possibilidades e a diversidade de um modo livre, sem estar pré-estabelecido.

O @guri_valente #aos4 sempre traz esse livro através do empréstimo da Rodoteca, o projeto literário da pré-escola onde estuda, que consiste em um carrinho de brinquedo carregado de livros e que, as sextas-feitas, passeia pelas salas da pré-escola. As professoras motivam e os alunos escolhem um título favorito para levarem pra casa. O livro pode ser lido e relido por eles e pela família, devendo retornar na segunda-feira, como um sinal de compromisso e responsabilidade. Inclusive, a orientação da escola é que os pais não coloquem o livro na mochila, apenas deixem-no visível para que a própria criança, mesmo pequena, assuma a responsabilidade de guarda-lo. Acho ótimo e depois das primeiras semanas, ainda no maternal (2015) funcionou muito bem.

Voltando ao título, quando vê o título se repetir, o irmão pergunta:

— Por que trouxe o mesmo livro, de novo?

E o caçula responde:

— É porque esse é o único livro que conheço em que tem cavalo azul. 🐴🐴🐴

A obra é uma referência ao artista Franz Marc (1880-1916), um dos nomes mais representativos do movimento expressionista, na Alemanha. Marc tinha uma grande conexão com os animais e os retratava de maneira extravagante, usando cores e tamanhos inusitados.

Na sua biografia consta que, ao falecer, servindo o exército alemão, ele tinha no bolso um caderno com 40 ilustrações de animais coloridos.
Incrível, não?!

Autor/ilustrador: Éric Carle
Editora: kalandraka
Faixa etária: a partir de 4 anos

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Latest posts by Tiffany Stica (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *