Home Office como decorar e vivenciar essa opção

Nesta manhã estive olhando alguns móveis planejados (com marcenaria profissional) para criar um ambiente de estudo e trabalho em casa. Encanta-me muito a ideia de um nicho específico para ler e escrever, sem a concepção de um escritório em casa. Por isso gosto muito das misturas com objetos de decoração diversos, uso de cores, itens criativos e até bem humorados. Essa mistura e o abuso da criatividade são frequentes na internet onde colhemos, em redes sociais específicas com o Pinterest ou o Instagram, muitas cenas e sugestões para esse tema entre tantos outros.

Não havendo a necessidade de se planejar um espaço específico para trabalho, podemos dar asas à imaginação ao “canto” da leitura ou estudo, apenas com fartas poltronas, quadros, tapetes e uma simples mesa de apoio. Simples se para uso ocasional. Se forem utilizar notebooks ou desktops, aí a mesa deve ser boa e grande para dar espaço aos objetos e acessórios que farão companhia ao estudo/trabalho.

Mas e se o que você precisa ou planeja é mais do que isso, como um espaço digno de escritório para chamar de seu. O Home Office, expressão inglesa que significa “escritório em casa”, na tradução literal, também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office), costuma ser utilizado por trabalhadores independentes, também conhecidos como freelancers.

Algumas empresas possuem este sistema de trabalho quando os funcionários não precisam ou não podem trabalhar no escritório. Na concepção de home office, o trabalho profissional é desenvolvido em ambientes diferenciados e que compartilham a infraestrutura do ambiente doméstico, home (lar) e office (escritório).

Mas ter um escritório em casa nem sempre é tarefa fácil e exige muito de seu empreendedor. É fundamental conseguir criar um ambiente de trabalho mesmo estando em casa. Desta forma, poderá evitar distrações e perda de produtividade.

Para trabalhar em casa e apreciar o conforto e a funcionalidade do ambiente que você criou, é preciso estar atento a alguns detalhes:

1. Precisa-se estar altamente motivado;

2. No caso de morar com outras pessoas, é preciso estabelecer algumas regras, para que o trabalhador não seja incomodado durante o seu horário de trabalho.

3. Se o trabalhador for pai ou mãe e estiver em parte do horário com as crianças em casa, deve eleger prioridades para não falhar com os filhos, nem frustrar-se por metas não atingidas.

4. Mantenha um ritual diário de trabalho, literalmente, siga uma rotina. Vista-se como se fosse trabalhar fora e prepare-se para estar apresentável caso haja uma interação em vídeo, como conversas via Skype ou FaceTime, por exemplo.

5. Caso seus potenciais clientes possam vir a precisar estar no seu endereço, cheiro de comida em andamento (a não ser que seja esse o seu negócio) ou brinquedos pelo chão, assim como animais de estimação soltos pela casa, também devem ser considerados.

Mas não se preocupe, ninguém precisa ter e manter um living de revista só porque adotou a prática de home office. Há mais vantagens do que desvantagens em se trabalhar em casa. A principal delas é o conforto. Dependendo da área que o profissional trabalhe, como com criação, design ou textos literários, é importante que a pessoa possa ficar concentrada sozinha, além de não precisar enfrentar trânsito, podendo economizar gastos com aluguel, energia, telefone e etc. Veem?! Mais prós do que contras.

As novas tecnologias permitem que uma pessoa que trabalhe no regime de home office esteja em contato direto e permanente com colegas de trabalho e mesmo com superiores, no caso de uma empresa que adota esse sistema alguns dias da semana ou, no caso de profissionais liberais e freelancers, que haja um networking entre colegas da mesma área e, lógico, potenciais clientes. Uma folguinha entre um conteúdo fechado e outro, também é sempre bem vinda, assim como ser dono do próprio nariz, podendo encerrar as atividades do dia assim que a meta foi cumprida, sem a obrigação de bater cartão.

Enfim… Acordei pensando na decoração e acabei falando das mil e uma possibilidades de se trabalhar com home office. Mas para não fugir do tema que me agrada tanto, fecho meus pitacos aqui com algumas sugestões de decoração para um escritório em casa bem acolhedor, funcional e lindão.

O crédito das imagens são de compartilhamentos via Pinterest. 😉

image image image image image image image image

image image image image image

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *