Higiene nasal diária é essencial para prevenir infecções respiratórias em todas as idades

Nesta semana a umidade relativa do ar baixou novamente aos índices alarmantes aqui em Sampa.

Resultado: olhos, narizes e gargantas sofrendo. Para os “chiadores”, bronquite!

O jeito é cuidar prevenindo.

A gente reclama quando “congestiona”, mas as vias respiratórias são  aliados do organismo contra infecções. 

Capazes de promover uma autolimpeza, elas absorvem parte das impurezas presentes no ar, como ácaros, poluentes e bactérias. 

Mas apesar de todo o processo de absorção que ocorre no nariz e garganta, um pouco do muco produzido pode ficar retido, formando crostas nasais, que podem causar alergias e infecções respiratórias. 

Daí entram as gotinhas como rinosoro, que a gente acostuma a usar para lavagem nasal frequente para evitar problemas respiratórios em qualquer idade.

A higiene nasal diária é responsável por manter a limpeza do nariz, já que melhora a hidratação do muco e facilita sua drenagem para a garganta, onde é absorvido com a saliva. 

E quanto mais livre e limpo estiver o nariz, melhor será a qualidade do ar que chega aos pulmões, tanto em adultos quanto em crianças. 

O resultado é a diminuição da concentração de poluentes e o alívio de sintomas comuns, como a sensação de nariz entupido e rinite alérgica, por exemplo. 

Além disso, o hábito de fazer a lavagem com soluções salinas melhora a qualidade do sono e da respiração, os sintomas da coriza recorrente, da congestão nasal noturna, da tosse e coceiras na garganta.

Para completar, outra dica: umidificador de ambiente ligado o tempo todo, hein! 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Paranaense, Jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela. Mooquense de coração. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *