Bolo e torta de maçã pra todos os gostos

Sabe aquelas receitas que você bate o olho e logo pensa que irá render muito trabalho? Melhor comprar pronto, não acham? Eu sou assim quando o assunto é torta. Talvez por isso mesmo (ou seria o acaso?) os meus filhos peçam torta de maçã todos os dias. Levei-os a duas ou três ótimas confeitarias, mas não adiantou, queriam ver mamãe cozinhando em casa.

Muito decidida a ter menos trabalho, lancei mão de uma receita ótima de bolo de maçã, via blog Aqui na Cozinha, editado por uma amiga nossa, a Paty Martins. É o bolo da foto abaixo, uma delícia de ver, comer e preparar.

De olho na receita…

Ingredientes

3 ovos; 1/2 xícara (de chá) de óleo; 2 maçãs descascadas e picadas; 2 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (de chá) de açúcar; 1 colher (de chá) de canela; 1 colher (de sopa) de fermento para bolo.

Para a cobertura

3 maçãs descascadas e fatiadas finas. Gotas de limão, uva passas a gosto e açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, as 2 maçãs picadas e o açúcar, bata bem. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a canela e vá acrescentando aos poucos o líquido do liquidificador e mexendo. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.

Por cima da massa polvilhe um tiquinho de farinha de trigo (veja a foto) e arrume as fatias de maçãs e as passas. Leve ao forno preaquecido no médio (uns 180 graus). Deixe o bolo dourar e espete um palito se sair limpo, o bolo já está bom.

Depois deixe o bolo esfriar para desenformar. Vire o bolo sobre um prato e depois vire novamente em outro prato assim ele ficará com as maçãs para cima.

Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva.

image

Mas como os meus guris tem a memória boa, desde a semana passada, lembraram que fizemos bolo de maçã e não torta. Falha que eu precisei reparar hoje e a receita a que tive acesso foi bem recebida. Deem uma olhada.

image

image

Torta de Maçã 🔝 Ingredientes

Massa: 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 lata de creme de leite sem soro; 1 pitada de sal. Recheio: 6 maçãs médias descascadas; 1 xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de manteiga; 3 colheres (sopa) de conhaque. *Nem preciso contar que não usei a bebida alcoólica…

Acompanhamento: sorvete de creme.

Preparo da massa: numa tigela, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente a manteiga e o creme de leite e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa e homogêneo. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e asse no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos. Reserve. Abra o restante da massa formando um retângulo, corte em tiras e reserve.

Preparo do recheio: Corte as maçãs ao meio, retire as sementes e corte cada metade em cinco fatias. Em uma frigideira grande coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até caramelizar. Junte a manteiga, as maçãs e o conhaque. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo. Retire do fogo, espere esfriar e coloque sobre a massa assada. Distribua as tiras de massa reservadas sobre o recheio formando um trançado, apertando as pontas contra a borda da massa. Asse em forno preaquecido a 200°C até que esteja dourada, por cerca de 40 minutos.

Deixe amornar, desenforme e sirva a seguir, acompanhada do sorvete de creme.

image

Depois me contem se gostaram! 😉😋

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *