A lancheira ideal é saudável e convidativa

As férias acabaram e a rotina das aulas já está de volta. A alimentação equilibrada é fundamental para o fornecimento de energia, crescimento e desenvolvimento das crianças. Por isso, o recreio pode ser um grande aliado dos pais no cuidado da saúde dos pequenos. A lancheira precisa unir sabor e alimentos que forneçam vários nutrientes, tais como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Na escola, a oportunidade de socialização da criança na hora do lanche faz com que este momento seja divertido e cheio de descobertas, contribuindo para despertar a curiosidade da criança em experimentar novos alimentos e ajudar na formação de bons hábitos alimentares.

É importante usar a criatividade e se atentar às novidades e informações nutricionais de cada produto, além de contar com o apoio de um nutricionista na alimentação das crianças, já que hábitos alimentares inadequados adquiridos nesta fase podem prevalecer no futuro, o que aumenta o risco do aparecimento de várias doenças.

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Confira as dicas da nutricionista Márcia Gowdak para uma lancheira nutritiva e saborosa:

1. É essencial dar atenção ao tipo de bebida que os filhos consomem. Por isso, é importante priorizar a hidratação com água e bebidas nutritivas, como sucos de frutas naturais, água de coco ou bebidas à base de soja.

2. É importante evitar frituras, salgadinhos e bolachas recheadas. O ideal é apostar em opções como pães integrais, queijos magros, frutas e bebidas nutritivas. Quando combinados, estes alimentos oferecem carboidratos, proteínas e vitaminas importantes para o crescimento e fornecimento de energia para as atividades na escola.

3. O segredo é variar a alimentação dos pequenos em todas as refeições, incluindo alimentos de todos os grupos alimentares. No almoço e jantar, vale combinar arroz ou massas, com carnes magras, saladas e legumes, além de frutas. No café da manhã e lanches intermediários, reúna frutas ou sucos nutritivos com pães, queijos, iogurtes e bebidas à base de soja.

4. Pedir ajuda à criança para montar a lancheira também ajuda na formação de hábitos saudáveis. Para que isso aconteça, basta fornecer as opções e conversar sobre a lancheira, para que ela aprenda a combinar os alimentos.

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Gostou das ideias, mas precisa de mais um empurrão? Então anote algumas receitas práticas e saborosas para a lancheira das crianças:

Opção 1
– 1 fatia de bolo de cenoura
– ½ cacho de uvas
– 1 copo (200ml) de bebida à base de soja sabor Abacaxi

Opção 2
– 1 fatia de pão integral
– 1 colher (sobremesa) de geleia de fruta natural com queijo magro
– 1 copo (200ml) de suco natural de Laranja sem açúcar

Opção 3
– 3 biscoitos integrais
– 1 banana
– 1 copo (200ml) de bebida à base de soja sabor Uva

Opção 4
– 1 fatia de pão com creme vegetal
– 1 fatia de peito de peru com 1 fatia de queijo branco
– 1 copo (200ml) de água de coco

Parece bom, não é?! Espero que faça sucesso na sua casa também!

(Primeira foto: release/divulgação – Segunda foto: Getty Images)

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Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

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