Primeiro Olhar – V Festival Internacional de Teatro para Bebês

Quer uma dica linda de encher os olhos?  

O Grupo Sobrevento promove o “Primeiro Olhar – V Festival Internacional de Teatro para Bebês”. 

Serão 26 apresentações, 2 exposições interativas, 1 oficina de Teatro para Bebês (direcionada a artistas e educadores), 1 mesa-redonda com o tema “Arte na Primeira Infância” e a exibição do documentário “O Começo da Vida”, de Estela Renner.
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê. 

Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos. Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.

Os ingressos são gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC). É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br.

Esta é quinta edição deste super festival que reúne artistas do Brasil, da Espanha e do Chile, todos especializados em peças de teatro para bebês e para a primeira infância.

 A Cia La Casa Incierta (Espanha) apresenta “Quem era eu antes de ser eu”. 

A Cia. Manada (Chile) traz o espetáculo “Vaga-Lumes”. 

Representando o Brasil, o festival traz “Achadouros”, criação coletiva de Brasília, e o espetáculo cênico-musical “Crianceiras Bebê”, de Márcio de Camillo (Mato Grosso do Sul), que infelizmente se apresentou somente no primeiro final se semana.

Mas o Grupo Sobrevento apresentará sua nova criação, “Terra”, e também outros dois espetáculos de seu repertório: “Meu Jardim” e “Bailarina”.

A programação (que tem entrada franca) é voltada para o público de seis meses a três anos e acontece em dois espaços – Sobrevento (no bairro do Belenzinho) e CLAC – São Bernardo do Campo. Confira os dias e horários e não deixe de ir com seus pequenos!

Espetáculo Terra com o GRUPO SOBREVENTO 

20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

28 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Desenterra os seus segredos, que são as coisas pequenas de que é feito o amor e que cultivamos na terra. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.

Espetáculo Vaga-Lumes com a CIA. MANADA

20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo | CHILE

Adormecidas em uma pequena poça de água, elas sonham com os sons que vem do bosque: a água, o vento, a água da chuva. E quando acordam? O que elas fazem? Vaga-Lumes é um espetáculo que une o balé a um suporte multimídia: o video-mapping. O espetáculo se baseia em uma pesquisa visual e cognitiva junto às crianças de 0 a 3 anos. A dança se mostra como um jogo divertido e natural, explorando movimentos como pular, esticar-se, inclinar-se, elevar-se, girar, deslizar-se, não perdendo de vista a criação de uma coreografia poética e delicada.

Espetáculo Bailarina com o GRUPO SOBREVENTO

27 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo


Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

Espetáculo Achadouros CRIAÇÃO COLETIVA| DF_BRASIL

27 de agosto às 11h e às 14h |Espaço Sobrevento – São Paulo

28 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

O ser humano e sua chegada no mundo. Vestígios de degradação ou matéria prima para criação? Um universo a ser desvendado. A percepção de si, do outro, das diversas formas de vida. O poder imaginativo que leva à transformação e à reorganização da realidade. Duas personagens convidam o público a aventurar-se com elas em seu quintal imaginário. O espetáculo conduz o espectador a uma arqueologia das memórias da infância e apresenta a cada um a possibilidade de escrever sua própria história.

Espetáculo Meu Jardim com o Grupo SOBREVENTO 

3 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo


Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Espetáculo Quem era eu antes de ser eu com a CIA. LA CASA INCIERTA | ESPANHA

3 de setembro às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

4 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

Uma experiência teatral para mães, pais, recém-nascidos e crianças. Entre pais e bebês, há um mundo que transforma o mundo. O texto foi criado a partir da pergunta de nossa filha: “E o que aconteceu antes? Onde eu estava quando eu ainda não era eu?”. Não soubemos responder… E balbuciamos, torpemente… E nossa filha continuou: “Não me lembro.. antes de eu nascer… não me lembro”. E por um momento, pensamos no que teria acontecido se nossa filha, que nos perguntava isso com dois anos e meio de idade, não tivesse nascido.


O CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas fica na Praça São José, 240 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582.


O Espaço Sobrevento fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – São Paulo – Telefone: (11) 3399-3589.

😘 @samegui (mãe de Enzo #aos16, do Giorgio #aos13 e Manu #aos3) #maecomfilhos  

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Paranaense, Jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela. Mooquense de coração. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *