Dia 06 de junho é o dia Nacional do Teste do Pezinho. Saiba mais sobre o exame e sobre a APAE #TimeDoPezinho

Quando meu primeiro filho nasceu há quase 17 anos atrás, eu não sabia exatamente o que significava o “Teste do Pezinho” só sabia que era necessário fazê-lo. E confesso que foi só no terceiro filho que eu fui entender toda a importância e abrangência de um exame tão simples, e que literalmente, salva vidas. O teste possibilita o diagnóstico precoce de diversas patologias, o que é essencial para que não haja prejuízos a qualidade de vida da criança.

Em 2013 tive a oportunidade de visitar a sede da APAE DE SÃO PAULO representando o blog +Blog A vida como a vida quer. A organização é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), credenciado pelo Ministério da Saúde, e atualmente responsável pela realização dos Testes do Pezinho de 77% das crianças nascidas na capital paulista e 64% das crianças do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde e de Hospitais e Planos de Saúde Privados. Pioneiro na implantação do exame no Brasil, em 1976, o Laboratório da Organização é o maior da América Latina em número de crianças triadas e desde a sua implantação examinou mais de 15 milhões de crianças brasileiras.

A visita teve como objetivo aprender um pouco mais sobre o trabalho da organização, especialmente a importância do Teste do Pezinho. Conhecemos o Serviço de Referência em Triagem Neonatal, e fomos recebidas pelo coordenadora do laboratório que nos explicou a diferença entre os diversos tipos de pezinho disponíveis no Brasil:

– Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. O número de doenças identificadas varia por Estado. Em São Paulo identifica as seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. 


– Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita. 


– Teste do Pezinho SUPER: é o único a diagnosticar 48 doenças e um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.

Agora uma coisa que eu não sabia e só descobri nessa visita:

Sabia que através deste teste é possível identificar a intolerância a lactose? E é exatamente por isso que o teste é feito somente depois de 48 horas do nascimento do bebê, para garantir que ele já tenha sido amamentado. 

Outra coisa que eu não sabia, é que crianças pré-maturas precisam repetir o exame após os 4 meses do nascimento, pois só assim será possível identificar hemoglobinopatias como a Anemia Falciforme, aquela que as pessoas chamam de anemia genética (saiba mais).

É neste momento que entra em ação a equipe de “busca ativa” da APAE, que entram em contato com os pais para que o exame seja refeito e também nos casos que apresentaram alguma alteração no exame. A foto que ilustra o post é de um bebê que foi convocado para refazer o exame. 

Quando diagnosticado a Deficiência Intelectual (que basicamente é uma dificuldade de aprendizado), o atendimento é feito pela equipe multidisciplinar da APAE, que em sua sede conta com atendimento médico, psicológico e pedagógico especializado, para apoiar a criança em  suas necessidades especificas em cada fase do seu desenvolvimento. Em 2015, foram realizadas 18.422 consultas.

Sei que dá uma aperto no coração quando a enfermeira colhe o exame em nossos filhos tão pequeninos, mas viram como o teste é importante? 

Se por algum motivo você não pode fazer o exame de seu filho (teve o bebê em casa por exemplo), você pode procurar a APAE a qualquer momento, assim como se o seu bebê nasceu pré-maturo e não fez ainda o segundo teste.

E se você ainda vai ter o seu bebê (ou conhece alguém que terá), informe-se com sue médico sobre o exame e, não deixe de informar corretamente na maternidade todos os seus dados de contato, vocês não imaginam a dificuldade que a equipe da busca ativa encontra para localizar algumas famílias.

Na foto: eu e Priscila Trevine, da Revista Sempre Materna

Em tempo, conheci também o Serviço de Estimulação e Habilitação (mas não tirei fotos para não expor os pacientes) e o Empório da APAE, onde são vendidos artigos com a marca APAE DE SÃO PAULO, as camisetas e canecas da linha “Coruja” e também os produtos da Divina Dieta. O lucro da venda dos produtos auxiliam no financiamento da instituição.

Empório da APAE de Sâo Paulo

Empório da APAE de Sâo Paulo

Empório da APAE de Sâo Paulo:
Av Loefgren, 2109 – São Paulo/SP Tel. 11-5070-8000

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *