O brincar desestruturado e seus sinais

As manhãs aqui em casa costumam ser de brincadeiras livres. Isso quer dizer que não sou eu quem proponho a atividade, Manu é quem vai mexendo nas coisas (dela ou da casa) e criando enredos.
Hoje “cozinhamos” durante o longo café da manhã dela (ela continua acordando tarde!) que foi com pratinhos de boneca e família de alhos (os vegetais entram na dança, mas sem desperdício). 
Depois ela pegou várias coisas na dispensa e fez compras com a boneca. Hora do banho para começar a preparar a rotina que avisa da hora de ir para escola (como a rotina do sono, esses sinais ajudam muito a criança a entender os momentos das atividades do dia sem estresse) e ela lembrou do secador de cabelo da Baby Alive.
É assim, experimentando atividades adultas, que ela entende como o mundo funciona e o que os adultos fazem quando não estão brincando.
🙂
Tudo isso tem um valor enorme porque “boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente”, explica Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá.
E aí, essa comunicação infantil tem contado muita coisa para você? Por aqui o jeito como minha filha conversa com os brinquedos sinaliza se eu mesma estou trabalhando muito, se estou feliz e se preciso de uma pausa. 😉  
💗  

Minha xará, Samantha Pacheco, que tem filha grande e já foi professora, contou sua experiência:
“Isso era uma das coisas que mais me encantava qdo minha filha era pequena, observá-la brincando. Sempre estive atenta às mensagens que podiam conter nessas brincadeiras. Penso que é uma das principais riquezas dessa fase, a capacidade de fantasiar e de transformar tudo no ambiente em personagens. 
Quando eu era professora, trabalhava com adolescentes, e me surpreendia como eles tinham dificuldade para liberar a imaginação, criar enredos e fantasiar. Certamente, algo na educação desses adolescentes bloqueou essa habilidade.”
Segue a gente: maecomfilhos.blog.br | maecomfilhos no facebook | Instagram | Twitter | snapchat
The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *