Educação muito além da participação na vida escolar

Hoje tenho reunião de pais na escola do fillhão e, como o tema educação é de grande interesse meu, resolvi escrever um pouco para instigar a reflexão sobre o tema.

A escola do meu filho não é tradicional, pais e alunos participam de decisões e o diálogo é aberto. É uma escola criativa, pequena, que vê meu filho como uma criança única. Foram pontos fundamentais para estar de acordo com o que acreditamos em relação a educação.

Brinquei com o fato da reunião ser numa sexta, mas vou feliz e animada para a reunião de pais. É um momento de ver o ponto de vista dos professores e escola, relatos de outros pais, esclarecer dúvidas sobre o ensinar, como e até onde posso ir em casa em determinadas questões. Já está comprovado que a participação dos pais na vida escolar melhora o desempenho do aluno e influencia até na vida adulta, mas aqui em casa acreditamos que a participação dos pais pode ir muito além de reuniões na escola, dever de casa e conversas sobre o dia-a-dia na escola.

Acredito que da mesma forma que cabe a mim educar, sem delegar a escola. Cabe também a escola manter e exigir boas maneiras e educação (afinal passam boas horas do dia neste ambiente). Da mesma forma não delegamos todo o ensinar para escola, mas praticamos no dia-a-dia aqui.

Ensinar em casa, na nossa opinião, não precisa de planejamento nem ser exatamente um homeschooling. Ensinamos para nosso filho selecionando jogos e brincadeiras que ajudem no raciocínio lógico, concentração, memória, estratégia.

Jogo de Pokemon – excelente par aestratégia e matemática

Ensinamos quando ao aceitar fazer um canal de YouTube com ele, percebemos também como uma atividade de aprendizado ao criar narrativas, desenvolver um olhar para filmagem, ter comprometimento com o projeto.

Foto tirada durante uma filmagem

Ensinamos com bolhas de sabão, brincando com elas em diferentes superfícies. Ensinamos lendo livros divertidos juntos como Os 12 Trabalhos de Hércules na versão de Monteiro Lobato. Ensinamos quando olhamos as estrelas juntos.

Ensinamos (e aprendemos), principalmente escutando todos os seus questionamentos e buscando dar respostas. Muitas vezes, os pais tendo que pesquisar para isto.

Uma simples caminhada na rua, com calma, pode gerar conversas e questionamentos incríveis.

Queremos aqui que nosso filho sempre tenha vontade de aprender, curiosidade para buscar soluções, fontes diferentes de informação e questionar sempre. Acreditamos que para isto precise apenas de: doação de tempo, carinho e responder a todas as perguntas que vão surgindo.

E para você? O que é educar/ensinar? Adoraria saber como outras famílias pensam.

——-

Para ler mais, textos da Samantha e Aline sobre participação dos pais na vida escolar


Estudo indica que pais tem maior influência na vida escolar dos alunos

Como fazer a lição de casa com seu filho muda o mundo

—————

Anamaria Mendes, membro do grupo Mães com Filhos. Mãe do Lucas de 8 anos. Apaixonada por pessoas, marketing e educação. Criativa por natureza.

Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar com muita imaginação.

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *