Ziraldo e Nino, o menino de Saturno

Quando fala-se em Ziraldo todo mundo lança mão de seu livro favorito: flicts (e a cor que não se encaixava no arco-íris), o menino maluquinho, o bichinho da maçã, o menino quadradinho, o joelho Juvenal, uma professora muito maluquinha, os Hai-kais do menino maluquinho, o menino que veio da Lua… São tantos títulos e referências pessoais a despeito do amor pelos livros e épocas/situações da vida onde “aquele” livro foi o seu favorito que até perdemos a conta, por isso Ziraldo, que inegavelmente, revolucionou a literatura infantil brasileira, é uma pessoa tão bem quista. 
Meio que nesse clima é que pude contar com a companhia das amigas mães Caroline Conceição (conterrânea de Ziraldo, mineira) e Anamaria Januzzi (cujo nickname é mãe maluquinha) para, junto com as crianças Gabrielle, Larissa, Lucas e Caio, aproveitar uma tarde de autógrafos com Ziraldo. O encontro foi promovido pela Editora Fundamento (semelhante ao evento* de São Paulo, em que Nívia nos representou) em parceria com a Editora Saraiva. 
Neste momento Ziraldo, um dos escritores e cartunistas mais respeitados do país lança “Nino, o Menino de Saturno”, o sétimo livro da série Meninos dos Planetas, e pegando carona nesse balão relança a Coleção ABZ, um antigo sucesso da década de 1990 e que ainda combina muito com a faixa etária que temos por aqui com leitores iniciantes, mas ávidos por conhecer e aprender sempre mais. Essa colação que traz em cada livro uma das letras do alfabeto vem completamente repaginada, em formato ampliado e com textos e imagens cuidadosamente revistos pelo autor. 
No total, são 33 obras publicadas pela Editora Melhoramentos, com aventuras únicas inspiradas nas letras do alfabeto e no sistema solar. Para Ziraldo, as letras têm vida, nome e biografia. Foi assim que sua mãe, dona Zizi, apresentou o alfabeto ao filho ainda menino: para cada letra, uma história. Nos 26 livros da coleção ABZ, o autor brinca com as formas das letras e seus sons e alterna prosa e poesia, em diferentes gêneros literários, sendo cada título ilustrado com técnicas variadas: aquarela, colagem, desenho à mão livre, diferentes recursos de ilustração em computador e fontes tipográficas especiais. Nesse percurso, o autor faz referências a grandes autores e artistas, incentivando nos leitores o amor pela literatura e pelas artes em geral. Na série Meninos dos Planetas, Ziraldo dá vida a uma turma de meninos, um de cada planeta do sistema solar. O autor já criou personagens incríveis baseados nos planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Saturno, Urano e até no nosso satélite, a Lua. Com o recente lançamento “Nino, o Menino de Saturno”, vamos nos aproximando do final dessa coleção. 
Até lá, vamos curtindo o máximo possível cada personagem, cada aventura e todas as muitas possibilidades que a leitura nos proporciona. 
Antes de me despedir, um carinho especial à Carol da Ed. Melhoramentos e todo o seu jogo de cintura e simpatia 😉
No mais, não deixem de conhecer o nosso movimento Pequenos Leitores e façam parte da nossa turma de estímulo aos à leitura infanto-juvenil  📖📚  www.pequenosleitores.com 📋📝 
The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *