Dica de livro: Ouvidos, nariz e garganta, do Dr. Jamal Azzam

Hoje foi dia de pediatra. Mais do que consulta de rotina, era um retorno necessário pois meus filhos tinham tido infecções no último mês e eu queria muito que o médico da família verificasse como estavam depois dos tratamentos.

Eu confesso que estava me sentindo mais tranquila e empedrada desta vez. Um pouco antes de Enzo ter sinusite e Manuela ter otite, eu tinha recebido a cortesia do livro “Ouvidos, nariz e garganta – Cuidados e curiosidades” do Dr. Jamal Azzam.

Recomendo muitíssimo para quem vive reclamando das “ites” (sinusite, amidalite, otite) e das “viroses”. E para quem precisa explicar para os filhos sobre os cuidados, é um achado: meu filho adolescente mudou de modelo de fone de ouvido quando li com ele o capítulo sobre o tema!

A verdade é que doenças de ouvido, nariz e garganta nos acompanham desde a mais tenra idade.

Ronco? Má respiração? Dor de ouvido? Ou uma garganta raspando, incomodando e não dando sossego? Crianças, adultos e idosos, todos têm problemas de ouvidos, nariz e garganta.

Quando somos crianças, são as que mais nos acometem. Quando adultos, são umas das que mais prejudicam nossa produtividade. E as que mais tiram nosso sono por conta do bem-estar de nossos filhos. Chegam de repente, se instalam e muitas vezes dão um trabalho danado para ir embora.

Sem ter, em momento algum, a pretensão de substituir a consulta médica e a relação de confiança com o profissional de saúde (este é, aliás, um dos meus lemas, como você vai perceber ao longo do nosso bate-papo), espero que este livro seja seu companheiro quando se trata da saúde de ouvido, nariz e garganta – a sua e a dos seus familiares.

Mas e na hora de entender o que está acontecendo? E na hora de saber exatamente o que fazer? E mais, o que não fazer…

Recomendo o livro para quem é curioso, para quem gosta de saber mais e quem busca informações confiáveis. A obra aborda praticamente tudo o que você deve saber, o que fazer e como fazer. Também discute alguns assuntos polêmicos, como erro médico, segunda opinião e o uso de ferramentas como Google e WhatsApp.

😉

Sobre o autor

Dr. Jamal nasceu em São Paulo, capital, em 1963. Filho de imigrantes árabes, cresceu com uma mãe carinhosa e zelosa pelo lar. O pai, um grande lutador e trabalhador. Desde criança, tinha dentro de si o desejo de ser médico. Ingressou na Faculdade de Medicina da USP aos 17 anos, em 1981. Formou-se em 1986 e logo ingressou na Residência Médica do Hospital das Clínicas da mesma universidade para aprender a sua grande e eterna paixão: a Otorrinolaringologia. Desde então, busca conhecimentos como o ar que respira. Dedicado especialmente a procedimentos cirúrgicos de ouvidos, nariz e garganta, já realizou mais de 10 mil cirurgias.

V

Vejam nos videos como ele é simpático:

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *