Flávia e o bolo de chocolate, livro, receita e o Dia da Consciência Negra na escolinha

Separamos um tempo nesta manhã corrida para fazer um super Bolo de Chocolate pros amigos da escolinha. Manu #aos2 foi minha ajudante na cozinha e à tarde vai ajudar a tia Flávia a contar a história da menina que não queria mais ser marrom e que com o amor da mamãe descobriu a diversidade brasileira. 
Mandar o livro “Flavia e o bolo de chocolate, de Mirian Leitão, para a escola com um bolo caseiro é meu agrado pelo Dia da Consciência Negra. 
E aí, teve comemoração por essa data na escola? Se não teve, faça como eu, invente uma! 🙂 

Sinopse do livro:
Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom – tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, a autora, ganhadora do Prêmio FNLIJ 2014 na categoria Escritor Revelação por seu livro infantil de estreia, A perigosa vida dos passarinhos pequenos, mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico.

#afrobetizar
http://www.avidaquer.com.br/afrobetizar-a-escola/
E a receita, é meu famoso bolo de chocolate ultra rápido, que assa em 20 minutos. Usamos muito essa receita para mandar pro lanche da escola, mas também me salva quando quero fazer um agrado para uma visita.

 

Para ficar “alto”, em dois andares e fazer bonito até num prato de tamanho comum, eu divido a massa em duas partes e asso em formas iguais, de 20 cm de diâmetro. Daí é só sobrepor, nem exige habilidade para cortar.
Vamos à receita:
Antes de começar, unte uma forma redonda (de uns 20 cm de diâmetro). Reserve. Ligue o forno e deixe pré-aquecer. 
Misture 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó (prefiro aquele dos frades). Adicione uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e outra de fermento em pó. Para quem não sabe, bicarbonato de sódio acrescido de um ácido (como suco de laranja ou limão naturais) são fermentos. Mas pode ser uma colher de sopa de fermento em pó químico.
(Aprendi num livro de muffins em inglês, que alterna o “baking soda” e o “baking powder”). 
Faça aquele tradicional buraco no meio dos ingredientes secos e coloque dois ovos inteiros e 1/2 xícara de óleo. 
Misture, vai ficar uma massa bem seca, tipo farofa. Acrescente então 2 xícaras de água fervente. Mexa para deixar homogêneo e pronto. 
Leve ao forno médio por uns 20 a 25 minutos.  Voilà. Está pronto um lanchinho de última hora que fica excelente com cobertura de brigadeiro mole, doce de leite ou mesmo Nutella! 
The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *