A prática esportiva na primeira infância pode ser uma alternativa ao aumento da obesidade

Parece até repetitivo, mas a gente não se cansa de alardear porque parece uma epidemia. Sim, o assunto é novamente o excesso de peso da população brasileira.

Você sabia que o Sistema Único de Saúde gasta, por ano, cerca de R$ 500 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade?
Muito, né?
O mais grave, no entanto, é saber que a obesidade tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. 

E a gente paga parte desta conta. 
De acordo com o Ministério da Saúde, os custos com o tratamento da obesidade grave atingem R$ 116 milhões. Levantamentos de 2013 indicam que o excesso de peso e a obesidade têm crescido no Brasil: a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Uma das medidas para evitar a obesidade em crianças é estimular a prática de esportes. 

Não adianta insistir só na mudança de alimentação, é super importante ensinar as crianças a fazerem um equilíbrio energético e incentivar desde cedo a prática de exercícios físicos. E pode ser até aqueles mais comuns, que as escolas oferecem, como judô, capoeira e balé, frequentes entre 1 e 6 anos de idade. Além disso, com a atividade física os pequenos acabam melhorando, além do comportamento, os hábitos alimentares para se adequarem aos exercícios.

O esporte realmente traz muitos benefícios. Ele trabalha a autoestima, a cooperação, e, acima de tudo, a disciplina. O comportamento das crianças muda de forma drástica em casa e na escola, elas têm mais disposição para fazer os deveres de casa e passam a dar mais atenção às aulas.

A prática esportiva na Educação Infantil auxilia na redução ou manutenção do peso e a conquista de uma vida mais saudável, além de contribuir para o alcance de outros benefícios, além dos físicos.

Graças à prática de atividades físicas os alunos se socializam melhor com as outras pessoas, sejam crianças ou adultos. Os exercícios auxiliam também na transmissão de valores como respeito, regras e limites, e estimulam a aceitação da vitória ou da derrota.

O esporte leva a um aumento no desenvolvimento neuromotor da criança, além de prevenir algumas doenças como a obesidade e a depressão, já que estimula a criança ao convívio social e também a queima de gordura de uma forma mais divertida. Destaco as artes marciais, que promovem a disciplina e a atenção do pequeno praticante aspectos como o respeito, hierarquia e superação.

Faça parte da nossa turma também!

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Vem pro #maecomfilhos www.maecomfilhos.blog.br www.facebook.com/groups/maecomfilhoswww.instagram.com/maecomfilhos
Posted by Mães (e pais) com filhos on Quinta, 7 de maio de 2015

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *