Como fazer a lição de casa com seu filho pode mudar o mundo

Você sabia que segundo pesquisa do INEP, somente 25% dos pais brasileiros acompanham os estudos em casa de seus filhos? Em países mais ricos, essa participação é de cerca de 60%.

Acredito que isso acontece por diversos motivos que vão desde a baixa escolarização dos pais, a uma terceirização dos cuidados que acontecem tanto pela absoluta falta de tempo (sabe aquela coisa de sair para trabalhar cedo e voltar tarde da noite?), quanto por escolhas que foquem em outras prioridades. Mas o objetivo deste post não é dissertar o porque isso acontece, mas compartilhar uma reflexão interessante sobre como essa prática, pode transformar a vida do seu filho, e em questões que vão além da vida escolar.

Segundo Simone Guedes, pedagoga especialista em Logoterapia e Recursos Humanos, este momento de  convívio da lição de casa é um momento importante não só de participação mais de criação de vínculos. Um momento de fortalecimento da rede de apoio familiar, que proporciona que a criança se sinta mais segura para responder aos desafios que virão pela frente. Confira na integra a sua fala no TEDxGoiania:

O que se espera não é que o pai atue como professor, o essencial é o estar presente, a atenção, o respeito, a valorização do trabalho realizado pela criança, mas principalmente, a convivência.

A coisa mais importante a ser aprendida nada tem a ver com informações. O que se ensina é o espaço manso e curioso que é criado pela relação lúdica entre pais e filhos” (trecho do livro ” Ostra feliz não faz pérola” de Rubem Alves)

E vale sempre lembrar, educação é um processo conjunto entre a família e a escola.

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *