Vacina quadrivalente é uma proteção extra contra a gripe

Chegou outono e também o tempos de doenças oportunistas que lotam os consultórios médicos. Uma das principais destas é a Influenza, conhecida popularmente como gripe. Segundo a OMS, cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo tem risco elevado de complicações por conta da gripe. Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas têm maior risco, podendo chegar a óbito.

Em 2014, foram 326 óbitos no Brasil.

Você sabia que 1 dias antes de apresentar os sintomas da gripe, a pessoa gripada já pode transmitir o vírus? 


Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a forma mais eficaz de prevenção a doença ou suas complicações é a vacinação, que pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A OMS recomenda a vacina trivalente, que previne contra dois subtipos de vírus influenza A e um vírus B. Mas desde a estação de Influenza no hemisfério norte 2013/2014, tem indicado a quadrivalente, que imuniza também contra um segundo subtipo de Influenza B, ampliando a proteção.

Tive a oportunidade de participar de um seminário para imprensa promovido pela Sanofi Pasteur em que foi apresentado a vacina FluQuadri, que oferece proteção mais ampla à população brasileira contra o vírus influenza B e é a única vacina quadrivalente licenciada no Brasil para crianças com idade entre 6 e 36 meses.

A nova versão conta com duas cepas A (subtipos H1N1) e H3N2) e duas cepas B (linhagem Victoria e Yamagata), uma linhagem de vírus B a mais que a opção tradicional usada no País.  A Vacina Quadrivalente contra Gripe da Sanofi Pasteur já foi aprovada nos EUA em 2013. A partir de hoje, 30 de abril, a nova vacina esta disponível nas clínicas de vacinação privadas no Brasil e nas empresas com interesse em imunizar seus funcionários.

Algumas dúvidas sobre a vacina que aproveitamos para esclarecer com os especialistas que participaram do seminário:

  • A vacina é recomendada para para crianças a partir de 6 meses de idade. E para adultos em qualquer idade;
  • A vacina não desenvolve a doença, pois o vírus usado na vacina é inativo, ou seja, está morto;
  • A vacina demora pelo menos 14 dias para imunizar o organismo;
  • O vírus da Influenza é mutante, por isso a importância da vacinação anual;
  • A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção;
  • Pessoas que tenham alergia severa a ovo, devem procurar o seu médico para orientações.
  • Vale lembrar que de 4 a 22 de maio o Ministério da Saúde irá realizar a campanha anual de vacinação contra a gripe, que tem como público-alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A vacina ofertada na campanha é a trivalente. Saiba +

    The following two tabs change content below.

    maecomfilhos

    Latest posts by maecomfilhos (see all)

    Comments

    comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *