Licença-maternidade de seis meses para mulheres militares

Até ver a notícia da licença-maternidade das militares, eu nunca tinha pensado no que deve significar trabalhar grávida sendo policial!

Você já pensou nisso?
Sabe como a PM trata as grávidas?
Segundo a Polícia Militar, ao revelarem a gravidez ao comando, as PMs deixam de exercer o trabalho de campo e passam a executar atividades administrativas. As policiais também mudam a farda e trabalham desarmadas. Mas a mudança, que visa preservar mãe e filho, nem sempre agrada as policiais: as novas mães contam que têm dificuldade em se habituar a nova rotina.
A lei foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) e deve beneficiar cerca de 23 mil mulheres. 
Dentre as novidades, 90 dias de licença remunerada aos militares que obtiverem guarda judicial de criança, mas limita a 30 dias no caso de adoções de menores com idade acima de um ano, podendo ser prorrogada pelo período de 15 a 45 dias, dependendo de situações específicas previstas na lei.
Com a lei sancionada, as futuras mães poderão mudar de função quando suas condições de saúde exigirem – se devidamente atestadas pela Junta de Inspeção de Saúde das Forças Armadas -, retornando ao cargo de origem logo após a licença.Outro benefício previsto na legislação garante às militares em amamentação um intervalo de uma hora, que pode ser dividido em dois períodos de 30 minutos, para descanso – até que o bebê complete seis meses.A lei também diz que em casos de nascimento prematuro, a licença se inicia a partir do nascimento da criança. Também concede 30 dias de licença para as mulheres que sofreram aborto para tratamento de saúde. E traz ainda que “o período de amamentação do próprio filho, até que este complete seis meses de idade, a militar terá direito, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poderá ser parcela em dois períodos de 30 minutos”. Também está assegurado o direito à mudança de função quando a saúde da militar gestante assim exigir. Mas será preciso avaliação pela Junta de Inspeção de Saúde das Forças Armadas.

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *