Sobre sustentabilidade e produtos pré-amados

Luiza escalando

Na última semana estive prestigiando o lançamento do site http://mercadinhokids.club/
A Daniela Corrêa Simão, publicitária e mãe da Geórgia e do Thomás, como uma “inconformada nata com o desperdício e o consumo desenfreado”, como ela mesma se define, decidiu criar um veículo para que mães possam vender e comprar produtos que foram de seus filhos, mas que muitas vezes são guardados por terem um valor afetivo e por contarem uma história. Produtos que são pré-amados. 

O lançamento foi feito num evento muito charmoso e muito gostoso, em que as crianças foram muito bem vindas e puderam se divertir muito. 

Para falar um pouco sobre consumo consciente e sustentabilidade, esteve presente também a Gabriela Yamagushi, do Instituto Akatu. Ela relatou que todos nós temos aquelas peças afetivas e que muitas vezes ficam guardadas por anos, mas que tudo o que compramos e guardamos consome recursos naturais. Nossos filhos, hoje em dia, são incentivados a consumir muito, o tempo todo, em todo lugar.
Neste momento em que vivemos uma intensa discussão a respeito do mau uso e escassez de recursos naturais, pensar em sustentabilidade e consumo consciente é muito pertinente. Daniela trouxe a questão da afetividade envolvida nas fases que passamos e, cada peça guardada, uma roupinha, um brinquedo, vem recheado de boas lembranças, por isso escolheu chamar esses produtos de pré-amados, e não somente ‘usados’ ou ‘semi-novos’, como estamos acostumados a ouvir. 
Gabriela fez o seguinte questionamento: “qual a coisa mais importante da minha vida?” E respondeu que a coisa mais importante não são coisas, são experiências. Estamos proporcionando experiências aos nossos filhos e não dando brinquedos. Pensar desta forma é o que resume o consumo consciente. 
Também foi mostrado que aprender a forma correta de destinar algo que não se usa mais e buscar alternativas de consumo mais conscientes são exemplos importantes para serem ensinados aos nossos filhos e, hoje, mais do que nunca, precisamos entender o impacto que o consumo desenfreado pode ter sobre nossas vidas e nosso futuro. Buscar produtos pré-amados costumam custar menos do que os novos adquiridos nas lojas e, se forem vendidos depois, parte do investimento pode ser recuperado e o mesmo produto pode ser amado por outra família, que também gastará menos. 
Eu, Daniela e nossas meninas.

Bem, estou grávida do segundo filho e nem preciso contar aqui quantos produtos pré-amados tenho guardados esperando para serem usados (ou não) por este bebê. E coisinhas que são tão amadas que antes nem imaginaria me desfazer delas. E se não servir pro irmão?

Eu não costumo ter problemas em doar e compartilhar minhas coisas, mas essas fofuras que foram dos nossos bebês tem outro significado.

Por isso deixo aqui a reflexão sobre o tema e o convite para conhecer o htttp://mercadinhokids.club/

Estou pensando no assunto, enquanto aguardo para saber se teremos ou outra menininha, ou se está chegando na nossa vida um menininho!

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *