Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer acontece todos os anos no dia 4 de fevereiro, ocasião em que o mundo todo se une para destacar a luta em curso contra o câncer. Essa data foi criada pelo UICC, União Internacional de Controle do Câncer, e é muito importante para trazer informações ao público em geral sobre a doença e pressionar os governos a tomar medidas eficazes.

O tema da mobilização este ano, “Ao Nosso Alcance”, enfatiza a necessidade de agirmos e implementarmos o que já sabemos para impulsionar para outro nível a luta contra o câncer no mundo todo. Soluções existem e estão ao nosso alcance. Essa é uma ótima oportunidade para busca-las e discuti-las.

A campanha este ano traz 4 sub temas:

Vida Saudável

Empoderar as pessoas para que façam escolhas saudáveis, reduzindo os fatores de risco social e ambiental para o câncer é a chave para atingir a meta global de redução em 25% das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) até 2025 e para cumprir as metas da Declaração Mundial do Câncer.

Diagnóstico Precoce

Assegurar a disponibilidade e o acesso aos programas de detecção precoce do câncer pode reduzir significativamente o câncer, em nível mundial.

Tratamento Para Todos

Todos têm o direito ao acesso ao tratamento efetivo e de qualidade e à prestação de serviços, em igualdade de condições, independentemente da diversidade geográfica, e sem ter que lidar com as dificuldades econômicas relacionadas com a doença.

Qualidade de vida

Compreender e reagir ao impacto do câncer no bem-estar físico, mental e emocional, potencializará a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e de seus cuidadores.
A Femama está promovendo a campanha Para Todas as Marias, que tem o objetivo de lutar pelo direito de todas as brasileiras ao acesso igualitário aos tratamentos mais modernos para o câncer de mama avançado.
Uma das ações da campanha consiste em uma petição pública online pela inclusão de um medicamento inovador no Sistema Único de Saúde para o tratamento de mulheres com câncer de mama avançado. Trata-se de uma droga que adia a necessidade de quimioterapia e garante maior qualidade de vida às pacientes. Este tratamento está disponível no Brasil e é coberto pelos planos de saúde, mas milhares de mulheres dependentes do SUS não têm o direito de utilizá-lo. Neste Dia Mundial do Câncer queremos fazer um grande mutirão de assinaturas para levarmos essa reivindicação ao Ministério da Saúde com grande representatividade.

Sites do Dia Mundial do Câncer:

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa do UICC (União Internacional de Controle do Câncer), organização não-governamental internacional da qual a Femama é integrante. Sua missão é ajudar a comunidade mundial de saúde a acelerar a luta contra o câncer. O UICC reúne a comunidade de câncer para reduzir o impacto da doença no mundo, promover uma maior equidade e inserir o controle do câncer na agenda mundial de saúde e desenvolvimento.
A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, aderiu à campanha no Brasil e convoca suas ONGs associadas e a sociedade em geral a participarem também. Somos uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Estamos presente na maioria dos estados brasileiros por meio de instituições associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

The following two tabs change content below.

maecomfilhos

Latest posts by maecomfilhos (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *